Conferência Territorial debate direitos e soberania alimentar

“Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” é o tema central da I Conferência Territorial de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada nesta sexta-feira (19), das 8 às 17 horas, no salão paroquial ao lado da Igreja Matriz no município de Pinhalzinho. Participarão todos os municípios da região da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE).

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Pinhalzinho, pela AMOSC, pela AMNOROESTE e pelo Colegiado do Território Oeste Catarinense (CODETER-Oeste). A iniciativa tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Prefeitura de Pinhalzinho, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori, os eixos temáticos abordarão comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional e aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.

A programação inicia com a palestra “Contexto regional para a política de soberania e segurança alimentar” ministrada por Carlos Eduardo Arns, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul e atualmente é professor no curso de agronomia da Unochapecó.

Na sequência ocorre a palestra “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” proferida por Cassiani Gotâma Tasca, mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Docência para o Ensino Superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente é professora assistente I do curso de Nutrição da UFFS – campus Realeza (PR) e do curso de pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional, na mesma universidade.

Após as palestras terá discussão e esclarecimentos de dúvidas. Posteriormente, serão organizados os trabalhos em grupos. No período vespertino está previsto trabalho em grupos, plenária e eleição dos delegados.

MB Comunicação