Conselhos Tutelares catarinenses são contemplados com equipamentos do Governo Federal

A entrega dos kits de equipamentos para sedes de Conselhos Tutelares em Santa Catarina foi abordada, nessa semana, durante reunião dos Conselheiros Municipais de Direito da Criança e do Adolescente e Tutelares da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

Os itens foram entregues, no mês de maio, para os municípios de Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça na Grande Florianópolis; Pinheiro Preto, Piratuba, Sul Brasil e Princesa no oeste e Balneário Rincão no sul do Estado.

O kit é composto por automóvel, cinco computadores, impressora, refrigerador e bebedouro. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Conselhos Tutelares do Brasil, que visa atingir, até 2015, 6.000 Conselhos no País. Ao todo foram investidos R$ 325 milhões em todo o território nacional.

De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Carmori, o kit será importante para os municípios, principalmente, para atender a demanda de atendimentos, com mais agilidade e eficiência, pois terão transporte adequado e equipamentos.

Conforme a Secretaria de Direitos Humanos, 165 conjuntos de equipamentos foram entregues no Estado. Ao todo, Santa Catarina conta com 299 unidades de Conselho Tutelar.

ELEIÇÃO

As eleições para os Conselhos Tutelares da região da AMOSC serão realizadas com o apoio da Justiça Eleitoral para o empréstimo das urnas convencionais. De acordo com a assistente social da AMOSC, Marlete Bruschi Weschenfelder, a Associação fará solicitação junto a Justiça Eleitoral conforme o número de urnas necessárias para a eleição do Conselho, que ocorrerá em 4 de outubro. Aos municípios cabe a responsabilidade de solicitar a relação de eleitores dois meses antes do processo eleitoral, conforme destacado na resolução 170 do CONANDA.

MB Comunicação