Irati realiza a 6ª Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo de avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social em âmbito municipal, estadual e nacional, o município de Irati através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (09) a VI Conferência Municipal da Saúde.

Tendo como tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a conferência aconteceu no Centro de Multiplo-uso, na cidade, contou com a participação de representantes das comunidades, entidades e dos poderes legislativo e executivo.

De acordo com Taiza Dalpiam, Enfermeira e coordenadora da conferência, as propostas discutidas e escolhidas no evento farão parte do relatório que será encaminhado e analisado na conferência estadual, e após na nacional. Lembra que são propostas escolhidas pela comunidade e poderão vir a ser executadas nos próximos quatro anos.

O Prefeito Antônio Grando e o Vice-prefeito Vivaldino Bétio estiveram presentes, onde na oportunidade destacaram o evento como um momento importante para a população tirar dúvidas, debater e sugerir propostas que resultem em mais saúde para os habitantes. 

Silvano Graesel, responsável pela contabilidade do município realizou a prestação de contas do setor saúde. Na sequencia houve palestra com o consultor e especialista em saúde pública, Elói Trevisan da cidade de Pinhalzinho – SC. Para levantar propostas os participantes foram divididos em grupos. Ao final da conferência e aproveitando a presença da população, foi realizada a apresentação do novo conselho municipal de saúde, escolha dos delegados, leitura e  aprovação da propostas elencadas pelos grupos.