Programa estimula habilidades socioemocionais

Mind Lab ou Mente Inovadora, é o nome do novo programa desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, em Chapecó. O projeto traz para as escolas um laboratório interativo, com 560 jogos de raciocínio, que incentivam nos alunos habilidades que melhoram seu desempenho escolar, estimulam a aprendizagem e trazem experiências para o seu cotidiano.

            O projeto já iniciou as capacitações na última semana, com os gestores e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino contempladas. O próximo passo será a formação, prevista para o mês de julho, dos cerca de 80 professores que irão desenvolver as atividades dentro da escola. Neste primeiro momento, alunos do 5° e 9° ano, de 42 Escolas Básicas Municipais e estudantes do 6° ano de sete instituições de ensino, irão participar.

            As ações tratam-se de jogos, inseridos no plano de aula dos professores regentes e da disciplina de matemática, que trazem para o cotidiano um jeito divertido e interessante de resolver problemas, incentivam o trabalho em equipe, a tomada de decisões e a criatividade. O Mind Lab complementa o conteúdo desenvolvido pelo Projeto Edulab 21, que tem como parceiro o Instituto Ayrton Senna, e traz para a sala de aula as competências da educação do século XXI.

            De acordo com a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo, “os jogos incentivam nas crianças atividades de cooperação, o pensamento crítico, trazem alternativas para resolver problemas e enfrentar os desafios. Os projetos se complementam e trazem para as escolas as competências socioemocionais, que vão além das disciplinas básicas trabalhadas no currículo escolar. Todas estas ações vêm efetivar um jeito novo de fazer educação, a partir de uma nova concepção. Quem sai ganhando com certeza são os alunos que terão a oportunidade de vivenciar diferentes experiências dentro do ambiente escolar”, disse.

            Previsto para iniciar nas escolas no mês de agosto, o programa chegará a mais de 2 mil crianças. Além das unidades educativas que receberão os materiais, os alunos também terão seus kits com jogos de raciocínio, os quais poderão levar para casa e interagir com a família. “As competências desses novos projetos vão além dos muros da escola, pois desenvolvem questões sociais, cognitivas e emocionais, as quais os estudantes levarão para a própria vida. Estamos pensando na formação do cidadão de amanhã”, explica a professora Astrit. 

Texto: Camila Almeida/ PMC.  

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433.

Fernando Mattos – 9911-0100