Sistema E-SUS é tema de capacitação para servidores da região da AMOSC

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC) promoveu, neste mês de maio, curso sobre o e-SUS, em Chapecó. Participaram profissionais que utilizam o sistema e-SUS da Atenção Básica (e-SUS AB), com atuação tanto no Cadastro de Dados Simplificado (CDS) quanto no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações do setor no País. De acordo com o presidente do CIS/AMOSC e prefeito de Águas Frias, Danilo Daga, esta ação está alinhada com a proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde. “Entende-se que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS”, complementou.

Entre os temas abordados estiveram a apresentação da estratégia e-SUS da Atenção Básica; referências jurídicas e normativas sobre a estratégia e-SUS AB; apresentação das fichas para coleta de dados simplificada (CDS) e tipos de instalações: CDS e PEC, em ambientes Windows e Linux. Além disso, teve apresentação de cenários de instalações municipais e práticas de instalação do sistema, de preenchimento da coleta de dados simplificada e do uso do prontuário eletrônico do cidadão.

A temática foi apresentada por Diogo Demarchi da Silva, palestrante que possui atuação voltada aos Sistemas de Informações relacionados à saúde pública, é funcionário efetivo em licença do município de Biguaçu e presta serviços para as Prefeituras de Águas Mornas, Alfredo Wagner, Anitápolis, Antônio Carlos, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e São Pedro de Alcântara.

MB Comunicação