Programa de Semente de Pastagem em Irati distribuiu 25 toneladas com subsidio

O projeto consiste no subsídio de sementes de pastagens forrageiras aos produtores na proporção de 160 quilos por produtor, com a devolução após um ano de somente 50% do valor das sementes. De acordo com o Secretário de Agricultura Gilmar Fontana, as variedades oferecidas são aveia branca e aveia preta.

O secretário disse que a intenção é conseguir beneficiar diretamente os produtores. “Estamos optando por projetos simples, mas que venha atender realmente a necessidade do produtor” destaca. Só neste ano já foram distribuídos 25 toneladas das sementes, beneficiando mais de 161 famílias Iratienses.    “Com os programas e incentivos nós melhoramos o plantel de animais e aumentamos a produção de leite ano a ano, diminuímos o custo para os produtores e aumentamos a renda deles”, explica o secretário de Agricultura. “Este é o nosso objetivo, todas as nossas ações são realizadas para beneficiar a agricultura de Irati”, completa. 

Para o Secretário de Agricultura, hoje o município conta com mais de 250 propriedades no interior e 90% destas famílias têm como principal atividade a bovinocultura de leite.     A aveia é uma das pastagens anuais de inverno.  

Existe ainda o auxílio com o programa de adubação orgânica, o programa de inseminação artificial, melhoramento genético, atendimento de veterinário, apoio técnico de veterinário e parceria com A EPAGRI. O serviço da patrulha agrícola também é relevante. As máquinas e equipamentos prestam serviços nas propriedades e o agricultor só paga 50%,do valor da hora maquinas.