Secretaria de Educação realiza o II Seminário – Garantia e Permanência dos Educandos na Escola

O município de São Carlos é palco do II Seminário Garantia e Permanência dos Educandos na Escola: Experiências Pedagógicas Significativas. A abertura oficial, com pronunciamentos, apresentações culturais e relatos de experiências dos professores aconteceu na manhã de hoje, quinta-feira (14), no Auditório da Unopar.

Em breve pronunciamento, a Secretária de Educação de São Carlos, Sra. Rosane Ferreira Hansen, deus as boas vindas à todos os presentes e declarou aberto o seminário. “É uma honra estar sediando o II Seminário de Garantia e Permanência de Educandos na Escola. Todas as ações do educadores e gestores precisam estar voltadas as garantias e permanências de nossos alunos nas escolas com uma educação de qualidade, isso depende muito de nossas ações e interesses com a educação, comentou.

No cerimonial de abertura do seminário, fizeram ainda o uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Carlos, Sr. Ronei Chaves, representando a AMOSC e Grupo de Estudos de Infrequência Escolar, Sra. Losenir de Moura, Promotora de Justiça, representando o Ministério Público de Santa Catarina, Sra. Bárbara Hese e o prefeito municipal de São Carlos, Sr. Cleomar Weber Kuhn. O prefeito Cleomar, destacou em sua fala a importância do evento e da educação num contexto geral na vida de todo ser humano.

Cabe ainda destacar a presença dos Secretários de Educação dos municípios de Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Planalto Alegre e de Guatambú. Além, de diretores das escolas municipais de São Carlos, demais autoridades, professores e imprensa escrita. Ainda pela manhã, alunos da Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur do Balneário Pratas, apresentaram o teatro: EU, VOCÊ, NÓS: FAMÍLIA? O teatro mostrou a real influência das drogas nas famílias. As atividades da manhã encerram-se com relatos de experiências (Rádio Escolar, Sequência Didática a partir do livro: Economia de Maria, Boi-de-Mamão, Sequência didática a partir do livro: Quem vai ficar com o pêssego, Sequência Didática: Folclore, O papel do orientador de convivência, A magia fascinante pelo mundo literário e o Projeto cooperativo de aprendizagem.

Segundo a Secretaria de Educação, as atividades prosseguem nesta tarde com debates, rodas de conversas e síntese final. O evento, o II Seminário Garantia e Permanência dos Educandos na Escola: Experiências Pedagógicas Significativas é uma realização da Amosc e do Ministério Público de Santa Catarina, e tem como parceiros e organizadores a Secretaria de Educação de São Carlos e da Unochapecó. 

HISTÓRICO

Grupo regional de estudos sobre infrequência escolar: 

O Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares da Região da AMOSC reúne-se a cada dois meses para socializar e discutir o dia a dia dos Conselhos Tutelares sendo que, o alto índice de encaminhamentos de APOIA (Avisos por Infrequência Escolar) e as dificuldades de compreensão sobre o papel de cada Instituição envolvida, somado às dificuldades de compreensão acerca da co-responsabilidade da cada uma dessas instituições com a garantia do direito à freqüência e permanência do educando na escola, têm tido elevado destaque nesses encontros.

Concomitante a esta iniciativa, no ano de 2010, com base nas mesmas dificuldades elencadas pelo Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares da Região da AMOSC, o Ministério Público – Comarca Chapecó em parceria com a UNOCHAPECÓ e Conselho Tutelar de Chapecó realizou um estudo sobre a situação de infrequência e evasão escolar no município de Chapecó, nos anos de 2008 e 2009. Este estudo indicou a necessidade de promover reflexões entre os atores que compõem a rede de Atendimento Infanto-juvenil com vistas a ampliar a discussão sobre os determinantes da infrequência escolar, buscar novos significados e sentidos sobre o tema a fim de desmistificar as justificativas, muitas vezes reducionistas, atribuídas aos problemas de infrequência e evasão que resultam simplesmente na culpabilização das famílias e/ou alunos ou, ainda, a terceiros.

Em 05 de outubro de 2011, o Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares da Região da AMOSC, realizou um evento no auditório da Prefeitura de Chapecó, com a presença de 115 pessoas, entre elas, representantes dos Conselheiros de Direitos e Tutelares, Gestores e profissionais da Educação Estadual e Municipal da Região da AMOSC e o Ministério Público de Santa Catarina. Nesta ocasião foi apresentada a referida pesquisa a qual suscitou muitas reflexões/inquietações por parte de todos trabalhadores. Após longo debate no intuito compreender que estes fenômenos necessitam ser amplamente analisados, avaliados e monitorados; que é necessário pensar para além da freqüência escolar, visando garantir a permanência dos alunos na Escola e a qualidade das relações aluno/professor, aluno/aluno e família/escola, deliberou-se pela formação do Grupo Regional de Estudos sobre Infrequência Escolar. Referido grupo é composto por Educadores, Conselheiros de Direitos e Tutelares, Assistentes Sociais, Psicólogos, representantes da AMOSC e do Ministério Público de Santa Catarina, e  reúne-se mensalmente desde aquela data, quando assistem vídeos, palestras, indicações bibliográficas, textos, que fomentam as discussões e deliberações sobre assuntos que envolvem a Infrequência Escolar, fenômeno que necessita ser compreendido para ser prevenido.

            No decorrer destes anos, a partir das discussões realizadas pelo grupo, sentiu-se a necessidade de ampliar o trabalho no âmbito do território da SDR e AMOSC o que resultou na edição, em 2014 do “I Seminário Regional sobre infrequência escolar: Garantia e permanência dos educandos na escola, desafios e compromissos de quem?”. Este evento foi pensado como uma estratégia de ampliar estas discussões e trazer mais pessoas para debater sobre o tema e pensar novos encontros no intuito de promover diálogos continuados com todos os atores que compõem a rede e colaboram na efetivação do processo ensino/aprendizagem. O resultado do I Seminário possibilitou a elaboração de um diagnóstico sobre as principais demandas apresentadas na escola, desencadeando na realização de um II Seminário.

Diante disso, a partir do diagnóstico do I Seminário o Grupo de Estudo juntamente com as entidades parceiras e apoiadoras (Unochapecó E Secretaria Municipal de Educação de São Carlos), sentiu-se a necessidade de realização do II Seminário Regional Sobre Garantia e Permanência dos Educandos na Escola: Experiências Pedagógicas Significativas, que constitui-se num momento importante deste processo de formação continuada, interação e troca de experiências pedagógicas significativas, visando o fortalecimento dos docentes para o enfrentamento da infrequência Escolar, a partir do olhar interdisciplinar entre a LDB e o Estatuto da Criança e Adolescente.