Prefeitura de Chapecó proporciona incentivos fiscais a empresas de Tecnologia e Inovação

O Prefeito de Chapecó, José Caramori, assinou na manhã desta quarta-feira (13) novos decretos de incentivos fiscais para empresas do setor de Tecnologia e Inovação. Os 26 empresários beneficiados marcaram presença no ato, realizado na sala de reuniões da Prefeitura. O vice-presidente do Deatec – Polo Tecnológico do Oeste – Ernani Zottis, representou a entidade. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico foi representado pelo vice-presidente, José Benini. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Lang e os vereadores, Ildo Adão Antonini, João Marques Rosa e Neuri Mantelli também participaram do evento. 

A concessão de incentivos fiscais em Chapecó faz parte da Política Municipal de Desenvolvimento Eonômico para as empresas de Tecnologia, Ciência e Inovação, a qual visa estimular a implantação, expansão e reativação de empreendimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços. A iniciativa objetiva o desenvolvimento econômico-social com ampliação do mercado de trabalho e a geração de novos empregos. 

O vice-presidente do Deatec, Ernani Zottis, disse que o ato desta quarta-feira significou um marco para o setor de tecnologia e inovação, uma demonstração de que as políticas públicas começam a ser efetivas para o segmento. O Prefeito, José Caramori, ressaltou que a Administração Municipal está avançando na viabilização de ações para alavancar o setor, um dos que mais cresce em Santa Catarina. “Já é realidade no município o Centro Tecnológico Chapecó@ em construção no bairro Efapi, projeto executado juntamente com a Unochapecó e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O segmento de tecnologia e inovação é uma aposta do Município para a idealização de uma nova matriz econômica em Chapecó, por isso buscamos viabilizar permanentemente ações para expandir e proporcionar incremento às empresas”, acrescentou o Prefeito. 

Os incentivos fiscais às 26 empresas de Tecnologia e Inovação de Chapecó foram concedidos mediante análise do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), priorizando-se a quantidade de empregos oferecidos. Em função dos incentivos, as empresas contempladas irão gerar em até 10 anos, 205 novas vagas de trabalho. “Temos o compromisso com Chapecó na geração de empregos. Acreditamos que iremos superar essa marca, pois crescemos cerca de 25% ao ano na geração de novas vagas”, destacou Ernani Zottis. O Secretário, Diógenes Lang, enfatizou a importância da concessão do benefício às empresas deste segmento, no sentido de auxiliá-las para a conquista de maior competitividade no mercado nacional. “Temos a convicção de que em menos de um ano veremos os resultados efetivos desta ação, pois além da geração de novos postos de trabalho acontecerá o incremento da produção com maior valor agregado”, finalizou. 

CMDE 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – CMDE, instituído pela Lei nº 3.736/96, é um órgão tripartite, formado por empresas, empregados e o poder público municipal, e é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O CMDE tem competência de caráter deliberativo e atribuições específicas para analisar as solicitações de empresas interessadas nos incentivos e estímulos previstos nesta Lei, aprová-los ou rejeitá-los, aprovar o regulamento dos distritos industriais, acompanhar e fiscalizar o cumprimento da Política Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Créditos: texto Vanessa Hubner / fotos Mauri Oliveira / divulgação PCM 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433

Fernando Mattos – 9911-0100