Chapecó cresce na geração de empregos formais no primeiro trimestre de 2015

O município de Chapecó fechou o primeiro trimestre de 2015 com saldo positivo na geração de empregos. Entre janeiro e março deste ano houve um crescimento de 1,05% no mercado formal, o que representa a criação de 824 novos postos de trabalho. O setor com maior alta foi a prestação de serviços com a oferta de 204 vagas. Em segundo lugar ficou o comércio com 52, seguido da indústria, com 37 novas contratações. Chapecó também superou a média nacional que foi negativa (-0,12%).  

Os dados foram levantados através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, e representam o comportamento do mercado formal de Chapecó. “Nos últimos anos seguimos uma tendência de crescimento. Isso se deve principalmente aos investimentos realizados pelo Poder Público Municipal, com foco em infraestrutura e em incentivos à instalação de novas empresas, o que movimenta os setores econômicos e gera emprego e renda”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diógenes Lang.  

Outro fator que impulsiona os índices de empregabilidade em Chapecó é o auxílio, assessoramento e suporte técnico prestado através da “Sala do Empreendedor”. Criado em abril de 2014, o local completou um ano e já contabilizou mais de mil profissionais atendidos e com atividades devidamente formalizadas.

2014 foi um ano de crescimento 

No acumulado do ano de 2014, Chapecó apresentou um crescimento ainda mais expressivo, fechando com saldo de 3,94% na geração de empregos, uma média mensal de 0,33%. Os dados representam o ingresso de mais 2.955 pessoas no mercado formal de trabalho. Estes índices superaram as marcas do Estado e do país. Santa Catarina registrou alta de 0,23% ao mês em 2014, enquanto que o Brasil fechou em 0,08%. 

O setor com maior contratação no ano foi a prestação de serviços com 1.274 vagas. Na sequência veio a indústria com saldo de 672 e, em terceiro lugar, a construção civil, com 518. “Em 2014 crescemos de 72 mil para 75 mil empregos formais. Ou seja, Chapecó conseguiu absolver toda a mão-de-obra de pessoas que chegaram a maior idade trabalhista no ano passado”, conclui o Secretário. 

Texto: Elizandra Buss | Fotos: Prefeitura de Chapecó 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433