Estudo de Mobilidade Urbana de Chapecó será apresentado à população

Durante cerca de 20 meses Chapecó foi objeto de estudo das melhores soluções em mobilidade urbana, objetivando atender o fluxo de pedestres e motoristas que circulam hoje e a estimativa para próximas décadas. O foco do trabalho é proporcionar qualidade de vida ao cidadão chapecoense e planejar a Chapecó do futuro. O estudo está em fase final de elaboração pelo LabTrans/UFSC – Laboratório de Transporte e Logística, ligado à Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos.

Na próxima quarta-feira (29), uma equipe técnica do LabTtrans fará a apresentação pública do trabalho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. O evento é aberto à comunidade e inicia às 17h.  Segundo o Prefeito, José Caramori, será uma oportunidade para o cidadão visualizar, por meio de um sistema virtual, as propostas mapeadas para melhorar o trânsito na cidade.

Serão apresentadas simulações em vídeo de situações de trafegabilidade em Chapecó, principalmente em horários de pico, como às 8hs, 11h30min e 18hs. A técnica foi desenvolvida com programas e recursos de informática que permitem analisar a dinâmica do trânsito na cidade e as possíveis formas de alteração. “As simulações do tráfego mostram modelos de situações reais e futuras visando um trânsito melhor em Chapecó”, complementa o Prefeito.          

Etapas do trabalho 

Para atender as necessidades de deslocamento na maior cidade do oeste, foi estudada uma estrutura modelo. O trabalho iniciou com pesquisa de campo e levantamento de dados nos mais diversos cruzamentos da cidade, em diferentes horários e meios de transporte. Uma espécie de Raio X de Chapecó relatou como o transporte, em todas as esferas, está sendo utilizado. As informações colhidas serviram para a elaboração de diagnósticos, os quais alimentaram a construção das propostas do estudo.

Durante o andamento do trabalho, a Administração Municipal recebeu vários relatórios contemplados pela descrição das atividades desenvolvidas no período, além de informações do planejamento, metodologia e próximos encaminhamentos. “Estamos buscando soluções para que as pessoas passem menos tempo no trânsito, pedalem e caminhem em novos espaços. Queremos inovar o transporte público e proporcionar ainda mais qualidade de vida às  pessoas”, destacou o Vice-Prefeito, Luciano Buligon.

O relatório final apresentará os resultados, as análises e as conclusões das pesquisas visando a alteração da estrutura viária em alguns pontos do Município. Com o estudo concluído e apresentado à população, o poder público municipal terá o embasamento técnico necessário para trabalhar a busca de recursos e posterior execução das propostas. 

Créditos: texto Vanessa Hubner / fotos divulgação PMC 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433