Secretários Municipais discutem implantação de projetos na área educacional

Projetos na área educacional foram apresentados aos secretários municipais de educação, nessa semana, durante reunião dos profissionais da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em Chapecó.

O diretor do CEJA Giovani Gheller e a integradora do ensino médio da gerência de educação de Chapecó Adriana Zani apresentaram o Programa Projovem Campo – saberes da terra, que está com as inscrições abertas. O programa é destinado aos jovens com idade de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental.

Também divulgaram o Programa Santa Catarina Alfabetizada, voltado para alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos. Gheller repassou algumas orientações aos secretários sobre os procedimentos para adesão aos programas e parceria para atendimento à população, visando a superação do índice de analfabetismo e elevação da escolarização na região.

Na área da sustentabilidade, o professor da Unoesc Chapecó Darlan José Roman apresentou um projeto que a universidade está desenvolvendo, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), voltado ao desenvolvimento da sustentabilidade nas escolas da região da AMOSC. O projeto visa propor um referencial didático-pedagógico como suporte para o ensino da sustentabilidade na educação básica da região. O professor solicitou a parceria aos secretários municipais de educação para o desenvolvimento da proposta.

Na área de gestão de pessoas, a administradora da AMOSC Marta Frizon, abordou o curso que será desenvolvido com os gestores municipais de educação, administração e equipes de recursos humanos das prefeituras sobre gestão de pessoas. A formação será desenvolvida em seis encontros de quatro horas diárias a partir do mês de maio em parceria com o curso de Psicologia da Unochapecó.

PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Os profissionais também compartilharam os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos municípios junto às equipes técnicas e comissões de acompanhamento dos planos municipais de educação.

De acordo com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, todos os municípios da microrregião estão na fase final de revisão e adequação do documento base dos planos municipais, composto pelo diagnóstico da educação do município e das metas e estratégias alinhadas ao plano nacional e estadual de educação.

O próximo passo é colocar em consulta pública para toda população, revisão e encaminhamento do projeto de lei ao legislativo municipal, tendo prazo até 24 de junho para aprovação conforme previsto na lei nº 13.005/2014.

MB Comunicação