9ª Comemoração do Dia do Livro acontece hoje e amanhã

Nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de abril, acontece em São Carlos no Auditório da Secretaria de Educação, ao lado da biblioteca pública, uma extensa programação comemorando o Dia do Livro, o evento já esta em sua 9ª edição.

Na manhã desta quinta-feira, um pequeno cerimonial de abertura, com a presença de secretários municipais, diretores das escolas municipais e estaduais, do serviço e fortalecimento de vínculos, alunos e imprensa. Rosane Ferreira Hansen, secretária de educação no uso da palavra deu as boas vindas a todos e declarou aberto o evento. O Sr. Sandro Bender, secretário de turismo e eventos, em seu pronunciamento parabenizou a secretaria de educação pelo empenho e enalteceu a importância da leitura. O secretario de turismo no ato, representou o Prefeito Municipal, Sr. Cleomar Weber Kuhn, que não pôde se fazer presente. Cleomar, esta acompanhando a delegação dos idosos nos JASTI em Caibi.

Após a abertura, as apresentações culturais. Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV apresentaram a poesia “Caixa Mágica de Surpresa”. Após, os alunos da Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos de São João, apresentaram a peça “O Grande Rabanete”, e o grupo de violão do SCFV encerrou as apresentações culturais da manhã com uma belíssima apresentação.

A programação da manhã desta quinta-feira, contou ainda com contação de histórias da professora Eva Trierveilere, da Fundação Aury Luiz Bodanese de Chapecó/SC e a Feira do Livro. O evento segue com diversas atrações e apresentações. De acordo com a secretaria de educação, a 9ª Comemoração ao Dia do Livro, deverá reunir nos dois dias mais de mil alunos das escolas municipais, estaduais e também particular do município. E desde já agradece a presença de autoridades, imprensa e comunidade em geral, e pelo empenho dos diretores, professores e servidores.

Para a Secretária de Educação, Rosane Ferreira Hansen, os livros são um importante meio de transmissão, e elemento fundamental no processo educativo. “O objetivo da comemoração do dia do livro é de reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população, principalmente nas crianças”, conta Rosane.

Dia Internacional do Livro

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 05 de Abril de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em BarcelonaVicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês

“Eu leio, releio, aprendo e conheço. Faço uma viagem pelo mundo, respiro fundo e sou mais feliz !

 Um outro mundo é possível, através dos livros.

 Há um outro mundo a sua espera.

Conhecimento, cultura e felicidade lhe esperam a partir da primeira página. Poetas, professores, estudantes ou simples trabalhadores, todos são beneficiados com o mundo mágico dos livros!

Ah meu livro, quando te abro, não quero te fechar!

Ah meu livro, quando te acho, não quero te deixar!

Ah meu livro, quando te leio me encontro, me completo, não quero descansar!”