Programa que incentiva a Reciclagem chegará a mais de 5 mil crianças em Chapecó

Responsabilidade social no palco. A partir de um peça teatral interativa, o Projeto Palco da Reciclagem, lançado na última semana, já chegou, nesta quarta-feira (15), a mais de 3,5 mil crianças de Escolas Básicas Municipais. A Ação é desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Chapecó, Cooperativa Aurora e Tetra Pak, através da Lei Rouanet.

Até a próxima sexta-feira, 17 de abril, mais de cinco mil alunos de 33 instituições educativas da Rede Municipal de Ensino terão vivenciado as atividades do Programa. Na prática, o espetáculo explica de um jeito divertido de que forma e por qual motivo deve-se separar o lixo. Participam do evento estudantes de 1º a 5º ano do ensino fundamental.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Astrit Tozzo, “é importante lembrar que a educação ambiental é vivenciada em sala de aula. As atividades em que os alunos participam fora da escola, estão diretamente ligadas ao currículo escolar e aos projetos desenvolvidos pelos professores. Participar de um evento extraclasse enriquece ainda mais o conteúdo e capta a atenção do aluno ao tema”, disse.

A peça teatral traz, de maneira clara, através de um teatro musical, como separar o lixo, além de explicar o funcionamento de uma cooperativa de material reciclável; como ocorre o processo de reciclagem, a separação dos materiais e a transformação do que antes iria fora, em um novo material. Além disso, no andamento do espetáculo, as crianças ajudam, na prática, a separar os materiais.

“Essa é uma grande parceria. Tudo o que os alunos vivenciam eles multiplicam. Trabalhar a educação ambiental é um tema amplo, que refletirá no futuro relacionado a uma perspectiva ecológica. Trazer todas essas informações para as crianças, é saber que elas levarão tudo o que aprenderam para casa, para a família e para os amigos. Estamos trabalhando na formação de cidadãos conscientes”, explica Astrit.