Audiência Pública discute adequação do Plano Municipal ao Plano Nacional de Educação

Para discutir o Plano Municipal de Educação e adequá-lo ao Plano Nacional de Educação, aprovado no dia 25 de junho deste ano, através da lei nº 13.005, a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos realizou no dia 08 de abril, uma audiência pública na Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde. 

A audiência contou com a participação de professores, gestores, coordenadores, representantes de escolas públicas e privadas, além de autoridades civis e eclesiásticas. Os trabalhos foram conduzidos pelos membros da Comissão Organizadora do Plano Municipal de Educação.

Foram pautadas as metas do Plano Municipal de Educação e do que já foi realizado em relação ao mesmo. Foram realizadas ainda oficinas dos eixos temáticos para que a população fosse ouvida e apresentasse suas idéias em relação a educação do município.

Segundo a Coordenadora da Comissão, Sra. Joize Fátima Hirsch, as metas traçadas na audiência serão válidas até 2024, com acompanhamento de pais e professores. “A última meta havia sido realizada em 2007, e agora valerá até 2024, porém será revisto de dois em dois anos, e depois desta etapa será elaborado um plano e enviado ao poder legislativo e executivo para aprovação”, comentou Joize. 

Metas apresentadas: 

– Educação Infantil

– Ensino Fundamental

– Ensino Médio

– Alfabetização na Idade Certa

– IDEB

– Educação de Jovens e Adultos

– Educação Integral

– Educação Especial

– Educação do Campo

– Educação Profissional

– Educação Superior

– Formação Continuada

– Valorização Profissional

– Gestão Democrática

– Financiamento da Educação 

Etapas da adequação do Plano que já foram concluídas:

– Constituição da Comissão Organizadora;

– Capacitação técnica-política dos coordenadores;

– Sensibilização da sociedade e da comunidade;

– Diagnóstico do Município, de suas demandas por educação, dos desafios quantitativos e qualitativos da oferta e da disponibilidade de recursos;

– Reflexão política e técnica sobre diretrizes, metas e estratégias;

– Decisões sobre metas, estratégias e ações: cronograma;

– Audiência Pública.

 Outras etapas ainda precisam ser elencadas. São elas:

– Redação do Projeto de Lei do PME;

– Tramitação e Aprovação na Câmara Municipal;

– Acompanhamento e Avaliação do PME e suas relações com o PNE e PEE.

A Secretaria de Educação agradece a Comissão Organizadora, diretores, professores, autoridades e pais, pelo empenho, e ressalta “Sabemos que a tarefa é árdua, mas o resultado é gratificante. A participação de todos foi de suma importância, acreditamos que podemos melhorar ainda mais a educação em nosso município”, secretaria de educação.