Está é a última semana para inscrições na Educação de Jovens e Adultos semipresencial

Esta é a última semana para a inscrição de alunos na Educação de Jovens e Adultos semipresencial, oferecida pela Prefeitura de Chapecó, na Rede Municipal de Ensino. A oportunidade possibilita que pessoas, a partir dos 15 anos de idade, que ainda encontram-se fora da escola, concluam os estudos a nível fundamental de ensino.

Para inscrever-se os interessados devem procurar a Escola Básica Municipal mais próxima de casa, ou ainda o Centro Educacional de Jovens e Adultos (Cejam), anexo a Ala Sul da Arena Condá. Para efetivar a matrícula devem ser apresentados documentos pessoais, comprovante de escolaridade e residência. As aulas do novo módulo iniciam já na próxima quinta-feira, 16 de abril, no período diurno.

Os alunos matriculados frequentarão as aulas duas vezes por semana, com o compromisso de realizar atividades à distância. O projeto consiste no estudo por disciplina, sendo que serão realizados 32 encontros presenciais, que totalizam 48 horas. Cada disciplina tem a duração de quatro meses. Os alunos tem ainda a oportunidade de cursar até duas disciplinas por vez. Ao final a formação terá uma carga horária de 420 horas presenciais e duração de dois anos e meio.

De acordo com a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, é preciso tornar a educação de jovens e adultos acessível. “O estudo semipresencial abre mais oportunidades para quem ainda não finalizou esta etapa”, explica. “Por isso pedimos para que as pessoas entrem em contato com a escola e divulguem esta nova turma, para que mais alunos que ainda estão fora da escola possam finalizar esta etapa tão importante para a formação”, disse.

Em Chapecó, desde 2005, cerca de 12 mil alunos já concluíram estudos através da Educação de Jovens e Adultos. A atividade oportuniza a busca de novos conhecimentos, tornando o aluno um sujeito com capacidade de observar, perceber, descobrir, refletir e intervir na realidade que o cerca.

Segundo Astrit, a escolarização possibilita a igualdade de oportunidades e novas inserções no mercado de trabalho. Dentre os objetivos da EJA, está priorizar a formação integral voltada para o desenvolvimento de capacidades, além de competências necessárias ao desenvolvimento da cidadania. “É preciso que as pessoas lembrem que todos são capazes de aprender. Voltar à escola significa aumentar a autoestima, fortalecer a confiança, o desenvolvimento pessoal e social”, explica Astrit.

Neste ano as aulas serão desenvolvidas nas EBM’S Paulo Freire, no Centro; Severiano Rolin de Moura, no Santo Antônio; Padre José Anchieta, no Bairro Universitário; Zélia Munzi, no Alvorada; Jardim do Lago, na grande Efapi; Vila Real, no Bairro Vila Real. Serão oferecidas turmas ainda na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, localizada no Loteamento Vila Páscoa, e na Escola de Educação Básica Marcolina Rodrigues, no Distrito Marechal Bormann.

Mais informações pelo telefone (49) 3321 8580, na Secretaria Municipal de Educação.

Texto: Camila Almeida | Fotos: Prefeitura de Chapecó