Aeroporto de Chapecó: Governador e Prefeito anunciam recursos para novo Terminal de Passageiros

O Prefeito de Chapecó José Caramori confirmou neste momento, a liberação de recursos para a construção do Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Municipal Serafin Enoss Bertaso. A notícia foi repassada pelo Prefeito e pelo Governador do Estado, João Raimundo Colombo, após audiência com o Ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, nesta terça-feira a tarde, em Brasília.   

De acordo com Caramori, o projeto final será apresentado à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) ainda neste mês de abril. Com a aprovação do projeto, o Governo Federal trabalhará para elaborar o processo licitatório. O Prefeito destacou que a área para a construção já está definida, de acordo com as regras estabelecidas pelo novo Plano Diretor da cidade e com as licenças ambientais asseguradas.  

“Hoje tivemos a confirmação de que Chapecó é prioridade dentre os aeroportos regionais do Brasil e de Santa Catarina. Os recursos estão garantidos e devem superar o orçamento inicial, de R$ 35 milhões”, destaca o Prefeito. 

O Ministro garantiu ainda a instalação de um equipamento ILS, categoria 1, o que poderá reduzir significativamente problemas de pousos e decolagens oriundos das condições climáticas, como nevoeiros. “Os investimentos assegurados são resultados de uma parceria com os Governos Federal e Estadual e tornarão Chapecó como referência em transporte aéreo. Este é mais um passo para a internacionalização do Aeroporto de Chapecó”, conclui o Prefeito. 

Os recursos são oriundos do Governo Federal através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) e foram confirmados através da portaria (número 139), publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada através da Secretaria Nacional de Aviação Civil, em 22 de novembro de 2012. 

  ILS – (Instrument Landing System): Sistema de pousos por instrumentos, formado pelo Glide Slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação, pelo Localizer (LOC), que indica o eixo da pista pelos marcadores. Atualmente os principais aeroportos do mundo utilizam este sistema para permitir pousos em condições meteorológicas marginais, porém dentro das mais altas exigências na área de segurança de voo.

Texto: Elizandra Buss | Fotos: Prefeitura de Chapecó

Mais informações

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433