Projeto “Tempo di recordare” é realizado em Formosa do Sul

Na última quinta-feira (25) foram realizadas em Formosa do Sul, entrevistas que fazem parte do projeto “Tempo di recordare”. O projeto está sendo realizado pelo Museu Histórico de Pinhalzinho através do Edital de Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial de Grupos de Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e conta com a parceria do Departamento Municipal de Cultura de Formosa do Sul.

O objetivo do projeto é realizar mapeamento e pesquisa dos saberes e expressões da cultura ítalo-brasileira, a fim de realizar a salvaguarda desses bens culturais de natureza imaterial. Integram o projeto os municípios de Formosa do Sul, Maravilha, Nova Erechim e Pinhalzinho.

A partir das entrevistas e do material audiovisual coletado serão produzidos: um documentário audiovisual, uma cartilha de apoio didático, exposição em painéis e ações educativas. Para a chefe do Departamento Municipal de Cultura, Daiane Frigo, este trabalho promove não só a valorização de aspectos da cultura ítalo-brasileira como também a valorização das pessoas e seus saberes.

“Alguns dos entrevistados ficavam um pouco tímidos, no início da entrevista, porque diziam que não tinham instrução (estudo) e achavam que não poderiam contribuir. Mas o conhecimento adquirido através da vivência e as experiências que essas pessoas trazem são, na verdade, um grande aprendizado para as gerações atuais”, ressalta Daiane.