Prefeitura de Chapecó inicia a ampliação do Cemitério da Linha Tomazelli

A Administração Municipal iniciou nesta quarta-feira (25) os trabalhos de ampliação do Cemitério Público da Linha Tomazelli. As obras estão sendo acompanhadas pela Superintendência Regional da Efapi e pela Diretoria de Gestão Administrativa da Prefeitura de Chapecó.

De acordo com o Superintendente Ivaldo Pizzinatto, a área será ampliada em 1.054 metros quadrados. Além disso, acontece a retirada de restos mortais que estão em sepulturas abandonadas e a posterior transferência para o Ossário do Cemitério Ecumênico Municipal João Paulo II. A equipe de técnicos do departamento de Serviços Gerais, responsáveis pelos cemitérios municipais de Chapecó, explica que os procedimentos estão sendo realizados com os devidos cuidados para uma posterior identificação da pessoa sepultada.

Ainda em 2013 começou a ser estudada a possibilidade da realização do trabalho em virtude das solicitações recebidas da comunidade na Superintendência da grande região da Efapi. Em outubro daquele ano, foi iniciado um mapeamento e a identificação de túmulos danificados pela falta de manutenção, para que as pessoas procurassem a prefeitura manifestando a intenção de realizar a manutenção do túmulo no local. Oitenta e três famílias fizeram a reforma, restando 213. 

Como o trabalho de remoção está no início, a Administração Municipal orienta que as famílias interessadas em fazer a manutenção e evitar esta transferência, procurem logo a Prefeitura, no setor de Serviços Gerais, por meio do telefone 3321-8489.

O Superintendente, Ivaldo Pizzinatto, destaca ainda que essa é mais uma ação da Prefeitura de Chapecó visando atender a necessidade das pessoas que eram obrigadas a sepultar seus entes queridos em outros cemitérios por falta de espaço.  “Com a ampliação, remoção de túmulos e reaproveitamento de áreas existentes, serão disponibilizados 800 novos espaços. Considerando que cada um pode abrigar até quatro pessoas, o número chega a 3.200 novos sepultamentos possíveis”, concluiu.