Agricultor assina projeto técnico para construção de cisterna

O produtor rural Hélio Luiz Somavila possui uma propriedade rural localizada em linha Picolli, interior de Santiago do Sul. Entre as atividades está a avicultura, que exige grande capacidade de armazenamento de água para atender a produção. Diante disso o produtor  buscou junto ao escritório da Epagri no município  informações para ingressar no Programa Água para o Campo do governo do Estado.

Após a manifestação de interesse por parte do produtor, o responsável Engenheiro Agrônomo Almeri Piazza Pontel, realizou toda parte burocrática do projeto, bem como o projeto técnico, o qual foi assinado nesta semana pelo Agricultor Hélio L. Somavila. “É muito bom, poder finalizar este primeiro passo, agora aguardamos a analise e liberação por parte do governo para executar a obra”, ressalta Almeri.

Esse foi o primeiro projeto técnico assinado para o Programa Água para o Campo no munícipio de Santiago do Sul. Segundo Eng. Agr. Almeri o município tinha 20 cotas, mas somente 04 delas foram preenchidas. Almeri esta trabalhando na elaboração de mais 03 projetos que deverão ser assinados em breve.

O programa oferece financiamentos para suinocultores e avicultores integrados às agroindústrias interessados na construção de estruturas para coleta, armazenagem e utilização da água da chuva destinada ao consumo animal. O objetivo é assegurar o abastecimento nas propriedades rurais com água de qualidade para aumentar a produção, inclusive durante as estiagens, e aliviar o custo de transporte emergencial de água pelas prefeituras em períodos de seca.

Cada cisterna terá o custo de R$ 28,9 mil, que poderão ser pagos em cinco parcelas anuais sem juros. Caso o agricultor opte por pagar o valor total do financiamento no primeiro ano, receberá 50% de desconto; no segundo ano, terá 40% de desconto; no terceiro ano, terá 30% de desconto, e no quarto ano, terá 20% de desconto. Se o agricultor quiser pagar o valor total do financiamento no quinto ano, não será beneficiado com desconto.

O Água para o Campo contempla a construção da cisterna, ficando o produtor responsável pela adequação do telhado das granjas para receber a calha que captará a água da chuva e pela preparação do terreno para a construção da cisterna.

O produtor recebe a cisterna pronta, com 100 metros de calha galvanizada, tubulação, pré- limpeza e filtro. Além disso, a cisterna pode ficar até 30 metros do aviário/chiqueiro que a tubulação é por conta do projeto, distâncias maiores o beneficiado paga a diferença.