Projeto une brincadeira e aprendizagem

“Um desafio ao novo”, é como a coordenadora pedagógica Tatiane Ruhoff, do Centro de Educação Infantil Aquarela, no bairro Passo dos Fortes, define o projeto “Cantinho da Aventura”. A ação traz brincadeiras e aprendizagem, juntas no ambiente escolar e mostra para as crianças que aprender é sim, muito divertido.

Desde o dia 11 de março, professoras das áreas de linguagem e educação física, estão trabalhando no projeto. O circuito traz para o cotidiano brincadeiras diferentes como, rampa de sabão, teia de elástico e escalada no muro de pneus. De acordo Tatiane, é um resgate das brincadeiras de antigamente. “Hoje em dia não há mais muitos espaços disponíveis nas moradias para que possam brincar de subir, descer e escorregar. Está sendo um momento muito importante para que esse resgate aconteça”, conta.

Dentre os objetivos da ação está possibilitar através da aprendizagem a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo uma estreita relação entre brincar e aprender, desenvolvendo na criança tanto o aspecto físico, quanto o social, o cultural e o afetivo. Para a professora Lenira Aparecida Puerari Vass, “o brincar facilita a questão da reflexão, da autonomia e da criatividade da criança e é muito importante para o seu desenvolvimento integral”, explica.

As ações já foram desenvolvidas com as turmas de pré-escolar e agora foram adequadas para serem trabalhadas também com os pequenos, das turmas do maternal. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Astrit Tozzo, “é importante lembrar que a partir da brincadeira a criança constrói suas relações com o mundo, com os colegas e as professoras. É a partir destas descobertas que aprende”, disse.

O projeto segue até o dia 27 deste mês, mas para a professora Lenira o objetivo principal já foi alcançado desde o primeiro dia. “O sorriso no rosto das crianças é o retorno mais evidente que podemos ter”, enfatiza.