Congesc elege novo comitê gestor em Chapecó

O Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc) elegeu, na última semana, o novo comitê gestor durante reunião na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em Chapecó. Participaram da reunião o presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e prefeito de Chapecó, José Caramori, bem como 28 conselheiros entre titulares e suplentes de 16, dos 21 Colegiados Regionais de Cultura.

Integram o comitê gestor do Congesc, para o mandato de 2015/2017, a presidente Roselaine Vinhas (Secretária de Cultura de Chapecó – Oeste), a vice-presidente Viviane Bueno (Gestora Cultura de Canoinhas – Norte), a secretária Solange Scotti (Diretora de Cultura de Criciúma – Sul), o secretário adjunto Alan Roberto (Chefe de Cultura de Zortéa – Planalto Serrano), o coordenador de comunicação José Gabriel Corrêa (Diretor de Cultura de Gaspar – Alto Vale do Itajaí) e o coordenador de formação Luiz Moukarzel (Secretário de Cultura de Florianópolis – Grande Florianópolis).

Como diretriz de trabalhos do Congesc foram definidas o fortalecimento de ações dos municípios no planejamento e execução das políticas culturais, a sistematização de dados da cultura para a gestão municipal e o fortalecimento da gestão da cultura em Santa Catarina.

MUDANÇAS NO CONSELHO

Alterações no regimento foram realizadas para adequar o formato das mudanças ocorridas nos últimos cinco anos, desde a criação do Congesc em 2010. O conselho que anteriormente era composto por cinco membros, agora conta com seis representantes, um em cada uma das mesorregiões, com o objetivo de abranger o Estado e possibilitar a mobilização junto aos Colegiados Regionais de Cultura.

Também foi criado um comitê de acompanhamento composto por profissionais que compõe o quadro da FECAM e das Associações de Municípios que acompanham os Colegiados de Cultura. A ação tem como objetivo promover a difusão das ações do Congesc, promover a comunicação interna, acompanhar as ações do Congesc e disseminar as informações de editais e outros programas.

V FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA

Os profissionais também foram convidados a participar do V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que será realizado no período de 8 a 10 de abril em Urussanga. O objetivo é proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura, as prefeituras e o Governo do Estado. 

MB Comunicação