Biblioteca Pública Municipal atende mais de 2 mil usuários por mês em Chapecó

A Biblioteca Pública Municipal presta serviço aos chapecoenses desde 1940. A Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Cultura, responsável pela gestão da Biblioteca, busca incentivar a leitura e a pesquisa através das informações técnicas, científicas e sociológicas que são disponibilizadas no espaço.

“Estamos trabalhando para tornar o conhecimento cada vez mais acessível à população. A Biblioteca está à disposição de todos e o acervo diversificado permite tanto a literatura quanto a pesquisa. Nos preocupamos em oferecer bom atendimento ao usuário. Hoje dispomos de espaços para que estudantes possam fazer trabalhos na própria estrutura da Biblioteca, sem precisar se deslocar”, comenta a Secretária de Cultura, Roselaine Vinhas.

Atualmente a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella conta com um acervo de aproximadamente 50 mil exemplares. O público encontra livros, revistas e jornais. Também está disponível para pesquisa um acervo de jornais locais desde 1951.

Hoje, cerca de 23 mil pessoas possuem cadastro na Biblioteca. Ao efetuar o cadastro, o usuário tem direito ao empréstimo de até duas obras ao mesmo tempo, pelo período de 14 dias corridos. Caso atrase a devolução a multa é de R$ 0,50 por dia e por material. Para se cadastrar é necessário apresentar o documento de identidade e comprovante de residência atualizado.

Em janeiro de 2015, a Biblioteca Municipal registrou mais de dois mil atendimentos. No setor de empréstimo foram emprestadas 1.237 obras e 65 novas carteirinhas foram confeccionadas. No total foram atendidos 1.891 usuários. Já no setor de pesquisa foram 195 atendimentos e 1.102 obras consultadas.

“Em função do grande fluxo de pessoas que hoje transitam pela Biblioteca, nosso desejo é ampliar a estrutura. Para isso, já possuímos um projeto que contempla novas instalações para a Biblioteca, em um espaço maior e com melhores condições para o trabalho e atendimento”, destaca Roselaine.

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está localizada na área central do município, no Calçadão da Rua Benjamin Constant. O horário de atendimento é das 8h às 19h horas, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia. 

Setores da Biblioteca 

A Biblioteca está dividida em Setores de: Empréstimo, Pesquisa, Processamento Técnico, Restauração e Cantinho de Leitura infantil.

No setor de empréstimo, estão localizadas as obras disponíveis ao público para empréstimo domiciliar. Este setor é composto na maior parte pelas obras do gênero literário (literatura chapecoense, catarinense, brasileira e estrangeiras), auto-ajuda e literatura espírita.

No setor infantil, encontram-se obras disponíveis para empréstimo de literatura infantil e infanto-juvenil. As crianças podem ainda realizar a leitura em um espaço especial para elas.

No setor de pesquisa estão concentrados materiais técnicos e acadêmicos, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento; além de obras de referência, como dicionários, enciclopédias e almanaques. Também estão à disposição jornais e revistas para leitura local. A Biblioteca conta com espaços para leitura e pesquisa.

Já o setor de Processamento Técnico é responsável pela catalogação de todo o acervo. Os materiais bibliográficos são recebidos, conferidos, e catalogados em um sistema. Para classificar ou sistematizar o conhecimento em suas múltiplas formas de documentação (livros, periódicos, gravações eletrônicas, entre outros), a biblioteca utiliza a Classificação Decimal de Dewey – CDD. Criada por Melvin Dewey em 1873, o sistema utiliza a linguagem universal dos números arábicos para a classificação de documentos. A CDD foi editada 23 vezes e um comitê permanente, juntamente com organismos de diversos países, trabalham para a adequação e atualização do Sistema de Classificação de Dewey.

O setor de Restauração funciona como um “hospital do livro”. Com o passar do tempo e também com o manuseio, por vezes incorreto, os livros precisam ser recuperados e restaurados. São confeccionadas novas capas, encadernações inteiras, além de reforços nas capas quando ainda é possível. Também neste setor são feitas as encadernações de jornais locais mensalmente. 

História da Biblioteca 

Em 18 de novembro de 1940, através do então Prefeito, 1º Tenente João Elói Mendes, sob o número 144 no INL (Instituto Nacional do Livro), foi criada a Biblioteca.  Desde aquela época, com um pequeno número de livros, ou seja, 100 livros, passou a atender o público em geral.

Em 1978, através do concurso público, Neiva Maria Andreatta Costella passou a gerenciar com muito empenho a Biblioteca, onde permaneceu até 1983. Veio a falecer aos 33 anos de idade por problemas de saúde.

Em sua homenagem, em 17 de agosto de 1984, a Biblioteca passou a chamar-se “Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella”.