Nutricionistas debatem estratégias para ampliar ações na área da educação alimentar e nutricional

Avaliação nutricional realizada nos 17 municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) aponta que 29,5% dos alunos de 5 a 19 anos estão acima do peso. Os índices foram apontados pelo sistema AntroWeb da AMOSC e a coleta das informações ocorreu em março do ano passado. Preocupado com os resultados o Colegiado de Nutricionistas da AMOSC apresentou os dados ao Colegiado de Secretários Municipais da Educação, na última semana, para juntos elaborarem estratégias na área de educação alimentar e nutricional.

A próxima avaliação com os alunos da rede pública municipal está prevista para este mês de março. De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, são necessárias ações articuladas com foco na prevenção da obesidade, um exemplo disso, é a educação alimentar e nutricional que envolve modificação e melhoria dos hábitos alimentares e a promoção da saúde e as atividades em grupos com os alunos que estão acima do peso, com o apoio de equipes multidisciplinares entre os setores da educação e saúde.

CAPACITAÇÃO DOS CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE)

A AMOSC apresentou duas propostas de capacitação para os conselheiros dos CAEs de 11 municípios que iniciaram mandato em 2014 e início de 2015. As propostas foram aprovadas e a capacitação está prevista para o mês de março.

O CAE existe desde 2000 para fiscalizar os recursos federais destinados à alimentação escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino. Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da educação, de pais e alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que inclue desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. “A capacitação tem como objetivo auxiliar os conselheiros no entendimento do papel do CAE como controle social na alimentação escolar, e assim melhorar a execução de suas atribuições”, explicou a coordenadora do Colegiado e nutricionista de Cordilheira Alta, Aline Tecchio Borsoi.  

As nutricionistas também assistiram a apresentação do abatedouro de peixes Impescal de União do Oeste, que mostrou a estrutura, os produtos, as condições de entrega e os preços. O médico veterinário e gerente do PROSUASA, Morciel Araujo, acompanhou e destacou características do estabelecimento que está inscrito no programa para adesão ao SISBI.

ELEIÇÃO

Integram a diretoria do Colegiado de Nutricionista para este ano a coordenadora Isadora Amorim dos Reis (Chapecó), vice-coordenadora Marília Raquel Hubner Sordi (Jardinópolis), primeira secretária Gabriela Cella Stoffel (Guatambu) e segunda secretária Veridiane Fiorese (Formosa do Sul).

MB Comunicação