AMOSC capacita operadores do novo Sistema Escola Web

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) realizou, nessa semana, capacitação para operadores do novo Sistema Escola Web. O objetivo foi proporcionar, interação, socialização e conhecimento da operacionalização do novo sistema e, desta maneira, sanar possíveis dúvidas para otimizar novas funcionalidades.

O novo sistema foi lançado no início deste ano na rede pública municipal da microrregião. A equipe de informática da AMOSC formada pelos analistas de sistema Valdecir Anzolin e Israel dos Santos e analista de suporte e programador Roberto Delavi de Araújo, realizaram no período de janeiro a início de fevereiro a migração de dados do sistema anterior para o novo.

Segundo o analista de sistema Valdecir Anzolin, o sistema escolar passou por uma evolução desde sua implantação nas escolas da rede municipal de ensino. “Originalmente, os dados eram armazenados em uma plataforma desktop, no qual cada escola mantinha sua base de dados localmente dificultando o compartilhamento das informações entre as escolas associadas da região da AMOSC, com a migração para uma plataforma web proporcionará maior eficiência no atendimento, agilidade na troca de informações, como transferências, históricos entre outros e o levantamento de indicador que possibilitarão desenvolver políticas a nível regional para a área da educação”.

Para o analista de sistema Israel dos Santos, o sistema tem mais controle sobre as informações das escolas da microrregião. “Com os dados centralizados em um servidor podemos gerar relatórios no âmbito regional, como número de alunos matriculados na região, informações nutricionais dos alunos, entre outros, que antes demandava muito tempo para levantar todas as informações”, exemplificou.

A secretária da Escola Municipal de Educação Básica José Theobaldo Utzig, Fernanda Graciela Alves Termas, já está utilizando o novo sistema e afirmou que ficou mais rápido, prático e acessível para informações e geração de relatórios. “Isso facilita o trabalho do dia a dia”, complementou.

HISTÓRICO

Em 2009, por meio do Colegiado de Secretários Municipais da AMOSC, ocorreu a solicitação para criação de um sistema de utilização nas escolas da rede municipal de ensino. A partir daí foi criado o primeiro sistema o Dotse. Depois de cinco anos de sua utilização foi necessário criar um novo sistema que possibilitasse aos usuários maior rapidez e facilidade no acesso e operacionalização das informações de alunos e professores.

“O sistema permite às escolas da microrregião um maior gerenciamento da documentação dos alunos e outras informações necessárias à rotina escolar”, afirmou a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura.

MB Comunicação