Orquestra Sinfônica de Chapecó retoma os ensaios e atividades de 2015

No próximo sábado, dia 21/02, a Orquestra Sinfônica de Chapecó retoma suas atividades e para marcar a volta aos trabalhos será realizado um ensaio aberto ao público. O ensaio acontece na Sala da Orquestra que fica localizada no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes, a partir das 14 horas.

O projeto da Orquestra prevê a formação de músicos iniciantes através do aprendizado de um instrumento musical ou do canto coral permitindo a manutenção permanente do grupo orquestral e o aperfeiçoamento, onde os músicos são organizados em turmas niveladas de base, formação e avançado para participar das apresentações.

Os cursos para formação dos músicos da orquestra são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Cultura no Programa Arte Cidadã. Hoje são oferecidos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, fagote, oboé, trombone, trompa, trompete, tuba e percussão. Quase a totalidade dos instrumentos musicais são do acervo da Orquestra e emprestados aos alunos para a realização das aulas.

“O compromisso social é fazer com que mais pessoas de baixa renda possam integrar na Orquestra Sinfônica e nas apresentações que são realizadas, possibilitando que os mesmos, tenham valorização de suas potencialidades e resgate da autoestima, através da integração na sociedade independente de sua condição social”, destaca o Maestro da Orquestra, Gustavo Malfatti.

A Orquestra Sinfônica de Chapecó iniciou suas atividades em 2009, contando com apoio inicial da Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Educação, Fundação Cultural de Chapecó, Escola de Artes de Chapecó e o Conservatório de Musica do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó. O objetivo é oferecer às crianças, adolescentes e adultos a prática de uma atividade saudável que busca, além de sua iniciação musical, sua integração com o meio em que vivem tornando-os capazes de compreender e exercer a sua cidadania plena.

“A Administração Municipal através das Secretarias de Cultura de Educação e de desenvolvimento Econômico, oferece toda a estrutura para que a Orquestra possa realizar suas atividades e desenvolver o talento e potencial de cada músico. Estamos comprometidos com este trabalho que oportuniza o aprendizado e também a valorização dos chapecoenses”, comenta a Secretária de Cultura, Roselaine Vinhas.

Otrabalho de iniciação musical é desenvolvido em alto nível, poisvaloriza a sensibilidade, acriatividade e o desenvolvimento das potências humanas individuais, através damúsica de concerto e a oferta de um bem-estar coletivo através das apresentações.Por meio de um corpo musical ativo, de colaboradoreslocais e da Orquestra Sinfônica de Chapecó, proporciona-se grande qualidade de aprendizagem, para as crianças, adolescentes e adultos do município.

“Através da Orquestra podemos oferecer gratuitamente à comunidade, concertos e apresentações artísticas diversas, de modo a enriquecer a vida cultural de Chapecó e região”, finaliza o Maestro da Orquestra.

O Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó também está retomando suas atividades e seleciona cantores. A seleção acontece no próximo dia 25/02, às 18 horas na Sala da Orquestra localizada no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nês. 


Mais informações:

Assessoria de Imprensa – 3321-8433

Eliana Losekann – 8402-2929