ESTIAGEM: Pinhalzinho tem 20 cotas em programa de incentivo à construção de cisternas

Epagri municipal dará assistência técnica para elaboração do projeto 

Segundo a secretaria municipal de agricultura de Pinhalzinho, que recebeu a informação do escritório regional da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o programa Água para o Campo, do Governo do Estado de Santa Catarina, que consiste no aproveitamento da água da chuva a partir da construção de cisternas, será lançado oficialmente no final de fevereiro e iniciará pelo oeste catarinense. 

A ação faz parte do Pacto por Santa Catarina na Agricultura, com investimentos de 53,8 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), destinados a financiamentos para construção de 1.864 cisternas em 66 municípios catarinenses. As estruturas terão a capacidade de armazenar 500 mil litros de água e se destinam à coleta, armazenagem e utilização da água no consumo e higiene humana e animal. 

Pinhalzinho tem 20 cotas para avicultores e suinocultores

O programa vai beneficiar famílias de agricultores que trabalham nas atividades de suinocultura e avicultura que possuam propriedades em municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública em virtude das estiagens nos últimos cinco anos, caso de Pinhalzinho. 

O Município de Pinhalzinho, através do escritório da Epagri (3366-6624), tem 20 cotas para construção de cisternas. Inscrições na Epagri, sala em anexo à prefeitura, até dia 27 de fevereiro. 

Informações técnicas

O valor unitário de cada cisterna é de R$ 28,9 mil. O financiamento poderá ser pago em cinco parcelas anuais sem adição de juros. Caso o agricultor opte por pagar o total do financiamento no primeiro ano, receberá 50% de desconto; no segundo ano, terá 40% de desconto; no terceiro ano, terá 30% de desconto, e no quarto ano, terá 20% de desconto. Se o agricultor quiser pagar o total do financiamento no quinto ano, não será beneficiado com desconto.