AMOSC fortalece assessoramento municipal com mais de 4 mil atendimentos por ano

Na defesa institucional, ampliação e fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) realizou 4.135 atendimentos de serviços por meio do SIGAWEB, nas mais diversas áreas de atuação das prefeituras.

Ainda entre as ações voltadas ao fortalecimento do assessoramento municipal desenvolveu o acompanhamento das ações dos Colegiados de Saúde, Educação, Serviço Social, Agricultura, Conselhos dos Direitos e Tutelares, Contabilidade e Controladores Internos, Procuradores Jurídicos e Secretários de Administração, Dirigentes Culturais e Nutricionistas.

De acordo com o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, entre as ações que se destacaram no ano passado estão a elaboração do planejamento estratégico 2014/2020, a missão dos prefeitos à Europa (Portugal, Espanha, Itália e Alemanha), o lançamento da campanha “Com Nota Fiscal Vai Legal” e do novo site da instituição e a entrega dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos para oito municípios da microrregião.

Também foi realizado o Concurso de Desenho e Poesia para o Seminário de Políticas Públicas para Conservação das Águas; promovido o XLIV Jogos de Integração dos Servidores Públicos Municipais em Águas de Chapecó e o encontro regional com o Ministério Público de Santa Catarina.

A AMOSC realizou o acompanhamento permanente do movimento econômico dos municípios junto à Secretaria de Estado da Fazenda para definição dos índices de retorno do ICMS, retomou o projeto de cartografia dos municípios da microrregião e participou do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Chapecó e Irani. Além disso, participou da mobilização para a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, do XII Congresso Catarinense de Município, da organização do XVI Ciclo de Estudos do TCE/SC e acompanhamento junto ao Tribunal de Contas do Estado sobre a análise das contas dos municípios.

AMOSC

A entidade é mantida exclusivamente com recursos dos municípios e presta serviços em projetos, consultoria e assessoramento técnico municipal. A AMOSC visa defender os interesses institucionais, ampliação e fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, com a promoção da modernização administrativa municipal; mobilização para atuação conjunta dos poderes legislativo e executivo regional e coordenação e estabelecimento conjunto de medidas e políticas públicas, visando o desenvolvimento integrado da microrregião.

A diretoria é composta pelo presidente José Cláudio Caramori (Chapecó), 1º vice-presidente Jorge Antonio Comunello (Formosa do Sul), 2º vice-presidente Éder Ivan Marmitt (Sul Brasil),3º vice-presidente Plínio Dallacorte (Planalto Alegre), 1º secretário Volmir Sotille (Santiago do Sul) e 2º secretário Francisco Artur Both (Serra Alta). Integram a diretoria executiva da entidade o secretário executivo Paulo Utzig, o diretor técnico Jorge César Drews e a diretora administrativa Vera Rosa Back Sartoretto.

Integram a microrregião os municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Pinhalzinho, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

MB Comunicação