Voando alto em União do Oeste

Localizado no oeste catarinense e a 622 quilômetros da capital Florianópolis, o município de União do Oeste também possui potencialidades para a prática de esportes radicais, graças também ao território de 93,6 Km² ser formado por relevo ondulado e montanhoso. 

É nesse cenário que está o Morro do MacGyver, que vem sendo utilizado para a prática de voos com parapente. Localizado na comunidade de Adolfo Konder e a oito (8) km da cidade de União do Oeste, o morro tem uma altitude de 707 metros, com desnível de 219 metros, ficando a 1 km de distância da estrada principal. 

Conforme o piloto e instrutor de parapente, Gerson da Silva, que mora na cidade de União do Oeste, o morro para a prática de parapente é especial e com possibilidades de voo o ano todo. Segundo ele o local oferece condições para a saída de voos em diversas direções, além de poder ser utilizado não apenas o parapente, mas também equipamentos como o paramotor e a asa delta. Gerson explica que o local oferece também condições para voos duplos, possibilitando o piloto experiente levar os visitantes para um passeio de parapente e contemplar a paisagem. 

Numa realização dos pilotos de parapente de União do Oeste, é que acontece neste mês de fevereiro, nos dias 20, 21 e 22, o 1º Encontro de Pilotos de Parapente. Segundo o piloto Gerson, coordenador geral da equipe de pilotos de União, o evento deverá contar com a presença de pilotos da região, estados vizinhos e também da Argentina. Lembra que o local, bem como, o acesso de estrada de chão até o morro está sendo melhorado com o apoio da Administração Municipal de União do Oeste.