AMOSC capacita professores da educação infantil

Professoras e gestores da educação infantil da microrregião foram capacitados nessa semana pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), com apoio do Colegiado de Secretários Municipais de Educação. As atividades foram conduzidas pela docente, Claudia Maria da Cruz, que é especialista em pedagogia escolar, membro da Campanha Nacional pelo Direito a Educação e consultora do Ministério da Educação (MEC).

As capacitações foram desenvolvidas no Polo de Pinhalzinho e envolveram os municípios de Serra Alta, Sul Brasil, Nova Erechim, Águas Frias e Nova Itaberaba. No Polo de Águas de Chapecó integraram os profissionais dos municípios de São Carlos, Arvoredo, Planalto Alegre, Caxambu do Sul e Guatambu. Nesta sexta-feira e sábado (6 e 7) a qualificação acontece no Polo de Quilombo com os municípios de Coronel Freitas, Santiago do Sul, Formosa do Sul, União do Oeste, Jardinópolis, Irati e Cordilheira Alta. Todos os participantes receberão certificação de 20 a 80 horas.

Claudia aborda a educação infantil no contexto das políticas públicas, as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, a proposta de construção de uma diretriz regional/municipal para a educação infantil, os elementos essenciais da prática pedagógica na educação infantil, a ação pedagógica com os bebês, a organização do tempo e do espaço, o currículo da educação infantil, a identidade do professor da educação infantil e avaliação na educação infantil.

De acordo com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, o objetivo inicial foi apresentar uma abordagem geral do atendimento da educação infantil, como ação da educação básica, assim garantida pela legislação em uma perspectiva indissociável de cuidar e educar e não de assistencialismo.

Durante o ano ocorrerão mais 10 encontros com representantes dos municípios com a meta de elaborar a diretriz e o currículo municipal/regional da educação infantil dos municípios de abrangência da AMOSC. “Esta necessidade surgiu a partir de discussões com professores da educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários municipais da educação, visando adequação às novas diretrizes nacionais da educação infantil”, justificou Locenir.

A docente Claudia ressaltou a importância dos professores estarem envolvidos com a elaboração da diretriz e o currículo da educação infantil. Desta forma, os profissionais tornam-se protagonistas neste processo e auxiliam nos avanços que os municípios podem alcançar com essa iniciativa.

A secretária municipal de educação de Águas de Chapecó, Cleide Neumann Feil, considera que é importante a formação e a elaboração das diretrizes e o currículo da educação infantil para os municípios, pois a realidade em alguns casos é semelhante. “Esta discussão facilitará a organização da oferta e a unificação da execução dos trabalhos enquanto região, o que fortalecerá a ação pedagógica. Pois, quando definimos uma diretriz e um currículo da educação infantil auxiliamos a implementação de políticas públicas para infância”.

Segundo a professora de educação infantil do município de São Carlos, Maria Lurdes Rauber, os seres humanos têm a tendência, às vezes, de desumanizar as ações, por isso é necessário ter muito cuidado. “Podemos pensar que tudo pode ser normal e neste sentido a reflexão das ações pedagógicas devem ser constantes e a formação foi significativa para o dia a dia em sala de aula”, realçou.

Os demais encontros ocorrerão na sede da AMOSC no período de março a dezembro, envolvendo um grupo de trabalho formado por professores, coordenadores pedagógicos e gestores de todos os municípios envolvidos, que terão o compromisso de ampliar as discussões junto aos demais profissionais nos municípios.