Prefeitura de Chapecó realiza restauração de patrimônios públicos e históricos

A partir da primeira semana de fevereiro, a Prefeitura de Chapecó inicia o processo de reforma e restauração de três espaços públicos do município: O Museu de História e Arte e Antonio Selistre de Campos, A Praça Coronel Bertaso e o Memorial Paulo de Siqueira.

O prédio histórico da Prefeitura de Chapecó, que hoje abriga o Museu de História e Arte e o Museu Antonio Selistre de Campos, foi inaugurado em 9 de julho de 1950 e foi tombado como Patrimônio Histórico em 27 de novembro de 2007, através do Decreto 17.594.

O Museu de História e Arte de Chapecó tem um acervo de 6.000 obras, exemplares, objetos e outros materiais. Criado em 2009, neste espaço os visitantes podem acompanhar exposições fotográficas, conhecer o acervo artístico do município, assim como espaços que mostram a representatividade política, espaços que retratam momentos e memórias e salas que trazem o nome de artistas de Chapecó como Agostinho Duarte e Cyro Sosnoski.

No mesmo prédio se encontra o Museu Antonio Selistre de Campos, criado em 1978. No acervo estão 156 obras, peças, documentos e outros materiais. O Museu contempla dois espaços. O Espaço da Arqueologia dos povos pré-coloniais do Oeste Catarinense a partir de acervos e instrumentos de grupos coletores, caçadores e horticultores que habitavam o sul do país. O outro espaço traz a Etnologia das etnias indígenas Kaingang e Guarani Mbyá e estabelece uma relação direta com a cultura indígena, composto por representações do artesanato (cestos, arcos, flechas, colares, esteiras e peneiras). 

Nos meses de novembro e dezembro de 2014, todo o acervo que está no prédio foi retirado para que as reformas possam iniciar em fevereiro deste ano. Serão reformas na infraestrutura do prédio: telhado, parte elétrica, piso, paredes e pintura.

“É compromisso da Administração Municipal a manutenção dos espaços públicos. No caso da cultura temos um olhar diferenciado para que o processo de restauração aconteça, mas mantenha as características originais da obra”, destaca a Secretária de Cultura, Roselaine Vinhas.

A Secretária lembra ainda a importância de restaurar este espaço que abriga os dois museus e preserva a história de Chapecó. “Neste prédio está um pouco da história dos chapecoenses e precisamos conservar o espaço da melhor forma possível, para receber os visitantes e o mais importante, para armazenar todos os materiais adequadamente”, salienta Roselaine.

Além das reformas no prédio histórico, também vão receber melhorias a parte interna do Memorial Paulo de Siqueira e o conjunto artístico da Praça Coronel Bertaso, onde serão restaurados os painéis do palanque oficial, das arquibancadas, dos banheiros e da Galeria Municipal de Artes Dalme Marie Grando Rauen.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa – 3321-8433 – 9911-0100