Colegiado de Nutricionistas planeja encontro regional de educação alimentar para 2015

O Colegiado de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) se reuniu, nesta semana no município Pinhalzinho, para debater e planejar o II Encontro Regional de Educação Alimentar e Nutricional (II EREAN), que será realizado em 2015 em parceria com o curso de Nutrição da Unochapecó. A proposta é desenvolver atividades com todos os envolvidos com a alimentação escolar.

De acordo com a coordenadora do Colegiado a nutricionista de Cordilheira Alta, Aline Tecchio Borsoi, ficou definido que para iniciar as atividades será realizado um diagnóstico buscando conhecer a realidade de cada município. “Esse diagnóstico poderá ser usado na primeira reunião integrada dos Colegiados de educação, agricultura e nutricionistas, previstas para 2015, justamente para discutir o II EREAN”, explicou.

O projeto terá duração de três anos, o que possibilitará o envolvimento da comunidade escolar. O foco da ação é a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar, mas também trabalhar a transversalidade de saberes na escola. “A agricultura familiar é solo fértil para a abordagem transversal e interdisciplinar de conteúdos escolares. Neste sentido, as questões ambientais, de saúde, solidariedade, justiça social, relações de gênero, trabalho no campo, relações de consumo, efeitos da mídia sobre o consumo, desenvolvimento local, entre outras, podem ser debatidas e exploradas, tomando-se como ponto articulador a agricultura familiar”, complementou Aline.

ABATEDOURO DE PEIXES

As profissionais visitaram o abatedouro de Peixes Albani, no município de Modelo. O proprietário, Jucimar Albani, apresentou a propriedade e relatou as atividades desenvolvidas no local.

O abatedouro integra a piscicultura familiar, funciona desde 2002 e fornece peixe para alimentação escolar de Pinhalzinho. Entre os produtos fornecidos estão o filé de tilápia e a carne moída de peixe.

A visita ao produtor faz parte do projeto do Colegiado em visitar ou receber em cada reunião um produtor da agricultura familiar para ampliar os produtos na alimentação escolar e aumentar o contato com os agricultores.

BOAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS

Para 2015 a meta é implantar em todas as escolas municipais da microrregião o Manual de Boas Práticas, que é um documento no qual estão descritas as atividades e procedimentos que os estabelecimentos que produzem, manipulam, transportam, armazenam e/ou comercializam alimentos, adotam para garantir que os alimentos produzidos tenham segurança e qualidade sanitária aos seus consumidores e para atender a legislação sanitária federal em vigor.

De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, o manual deve ser a reprodução fiel da realidade dos locais, descrevendo a rotina de trabalho, relacionando e anexando a documentação comprobatória e os procedimentos padrões de higiene operacional adotados. “A elaboração está prevista para ocorrer entre os meses de março a julho. Após a elaboração será realizada a capacitação com as merendeiras para a implantação dos manuais em cada escola”, justificou.

MB Comunicação