Mercado Público Regional comemora sete anos com mateada

O Mercado Público Regional, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó comemora neste sábado (22), sete anos de atividades, com a 1ª Mateada. O evento será realizado das 7h30 às 18 horas e contará com show nativista do Xiru Pompeu.

“Convidamos as famílias para que venham comemorar, pois teremos diversas promoções e degustações dos produtos. Será necessário trazer apenas a cuia e a bomba”, realça o secretário executivo da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Paulo Utzig.

O evento é uma promoção da AMOSC, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA) e o Instituto SAGA.

ATENDIMENTO

O Mercado Público Regional é gerido pelo CIDEMA. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira. Aos sábados o atendimento é das 8 às 13 horas.

A estrutura se constitui de pavilhões com box para os municípios, praça de alimentação com palco para apresentações culturais, conta com internet Wi-Fi, auditório climatizado para cerca de 50 pessoas, baterias de banheiros masculinos e femininos, área de circulação e amplo estacionamento. No ano passado, em conjunto com a Prefeitura de Chapecó foram implantados o Banco de Alimentos e a academia ao ar livre, na área externa do Mercado Público Regional.

HISTÓRICO

O espaço foi viabilizado com recursos dos 17 municípios participantes e aportes do Governo Federal no montante de R$ 1 milhão. A construção da obra iniciou em 2004 e foi concluída em 2007.

Em 15 de agosto de 2003 foi assinado o termo de compromisso entre os 17 municípios interessados no projeto e o Pronaf. Em 19 de dezembro daquele ano a Resolução nº 02 criou o programa do Mercado Público Regional no CIDEMA. Seis meses depois foi assinado contrato de cessão de uso dos pavilhões entre a Prefeitura de Chapecó e a Conab.

Três anos depois, em 11 de julho, ocorreu a primeira reunião nos municípios com os produtores para definição do mix de produtos. Em 22 de agosto do mesmo ano aconteceu apresentação do box de cada município aos produtores.

O pré-lançamento do projeto ocorreu em 8 de outubro de 2007 durante a EFAPI. Em 16 de novembro de 2007 foi organizada a produção, transporte, logística e elaborada a agenda cultural. A solenidade de inauguração do Mercado Público Regional foi no dia 23 de novembro no mesmo ano. 

MB Comunicação