Colegiado de Nutricionistas da AMOSC define ações para 2015

O Colegiado de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) elaborou o planejamento de ações para 2015, na última semana, durante reunião em Chapecó.

Entre as medidas está a avaliação nutricional, com verificação de peso e altura, dos alunos de 5 a 19 anos no mês de março. Os resultados serão divulgados aos pais no dia da entrega do boletim escolar.
Na semana regional da educação alimentar e nutricional e de prevenção de doenças relacionadas à alimentação, prevista para o período de 29 de setembro a 3 de outubro, serão realizadas atividades relacionadas à educação alimentar e nutricional nas escolas municipais. Também será divulgado o trabalho de prevenção das doenças que são comemoradas nos dias: 11 de outubro – prevenção e combate da obesidade e 14 de novembro – dia do diabetes. Esta proposta ainda será avaliada pelo Colegiado de educação, pois precisa ser incluída no plano de ensino.
Está prevista a segunda edição do livro de receitas, com os mesmos critérios da primeira, incluindo o quesito que todas as receitas deverão ter um mesmo ingrediente: a aveia. As receitas serão desenvolvidas para alguma intolerância ou alergia alimentar (sem glúten ou sem lactose).
Na área de capacitações ocorrerá a aplicação do manual de boas práticas de fabricação no segundo semestre, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, com carga horária de 3 horas. Além disso, está prevista a 2ª Gincana de Merendeiras e Serventes da região da AMOSC, no dia 23 de setembro.
PRODUTOS
O produtor da agricultura familiar, Claudio Alexandre Cordazzo, do município de Coronel Freitas apresentou às nutricionistas o produto Physalis, que é uma fruta com alto teor de vitamina A e C, fósforo e ferro, além de conter flavonóides, alcalóides e fitoesteroides. O produtor também produz polpa de maracujá.
De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, a proposta apresentada refere-se a possível inclusão da polpa da fruta na alimentação escolar. As nutricionistas questionaram sobre o preço do quilo da polpa, o rendimento e a forma de entrega. Para que o produto possa ser incluído no cardápio das escolas, a proposta precisará ser avaliada nas secretarias municipais de educação, juntamente com o setor de compras, dos municípios na microrregião.
PLANEJAMENTO
No período vespertino, as nutricionistas participaram do planejamento das ações de trabalho, com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura. Foi apresentado o roteiro para elaboração de um planejamento, que envolve, apresentação, justificativa, caracterização, diagnóstico, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia da ação, área de atuação, plano de trabalho e avaliação.
“O planejamento é um instrumento de trabalho e uma atividade de reflexão e ação, que culmina na elaboração de um plano e projeto de intervenção na busca de resultados sobre a atuação profissional. Neste sentido é considerado um processo contínuo e permanente”, observou Locenir.

Foto 03 – as nutricionistas participaram do planejamento das ações de trabalho, com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura

Foto 04 – O Colegiado de Nutricionistas da AMOSC se reuniu em Chapecó para elaborar o planejamento de ações para 2015

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/mbcomunicacaosc
Twitter: https://twitter.com/#!/MBComunicacao