Colegiado de Conselheiros de Direito e Tutelares conta com apoio do Ministério Público de Chapecó

Os Conselheiros Municipais de Direito da Criança e do Adolescente e Tutelares da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) se reuniram, nesta semana, para esclarecer dúvidas sobre a condução dos atendimentos voltados a criança, adolescente e suas famílias e trocar experiências com o Ministério Público de Chapecó. Na oportunidade, esteve presente a Promotora de Justiça da Vara da Família, Infância e Juventude de Chapecó, Vânia Cella Piazza.

Para a assistente social da AMOSC, Marlete Bruschi Weschenfelder, a aproximação do Ministério Público com os demais agentes operadores do sistema de garantida de direitos é muito importante, principalmente para alinhar a condução dos trabalhos e assegurar o melhor atendimento às crianças e adolescentes.

Os profissionais também debateram sobre questões que estão em andamento nos municípios, a exemplo da construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (Sinase), no qual a Comissão Municipal de Elaboração do PMASE Sinase está se reunindo com as demais políticas públicas no município para construção do plano que traçará objetivos, diretrizes e metas a serem implantadas nos municípios para os próximos 10 anos. Por isso, a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ter conhecimento deste processo e estar presente na elaboração e validação do plano.

Também foi apresentada aos conselheiros a necessidade de elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes estabelecidos por meio da Resolução Conanda nº.161, de 4 de dezembro de 2013. Para iniciar as orientações e encaminhamento o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) promoverá encontro destinados aos conselheiros municipais dos direitos da criança e adolescente e tutelares, nos dias 6 e 7 de novembro.

O Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares a partir de agora será coordenado por Adilmara Malacarne, conselheira de direitos e psicóloga do município de Jardinópolis.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)
Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/mbcomunicacaosc
Twitter: https://twitter.com/#!/MBComunicacao