Mistério da Agricultura autoriza auditoria de adesão do CIDEMA ao SUASA

 

A adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) foi tema de reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na última semana, no auditório do Mercado Público Regional (MPR), em Chapecó.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reconheceu a adesão do município de Chapecó e o próximo será o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA) ao SUASA. Esta etapa integra auditoria para o reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção do consórcio, assim como dos municípios consorciados.

O secretário de agricultura de Chapecó e coordenador do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da AMOSC, Valdir Crestani, relatou os encaminhamentos para adesão do município, os desafios superados e as vantagens do SUASA. “Com este reconhecimento os produtores poderão comercializar os seus produtos de origem animal em toda a região da AMOSC, assim como em todo o território nacional”.

A expectativa de auditoria de adesão para reconhecimento da equivalência do serviço de inspeção do CIDEMA e dos municípios consorciados, deve ocorrer ainda neste ano.

Para o médico veterinário do CIDEMA, Morciel Araújo Faraum, entre as vantagens do SUASA para a microrregião estão o aumento da renda para os proprietários das agroindústrias oriundas da agricultura familiar, a ampliação do retorno financeiro aos municípios, a agregação de valor aos produtos, a expansão do comércio e a disponibilização de produtos de qualidade ao consumidor final.

SUASA

O SUASA é o sistema brasileiro de defesa agropecuária que inclui atividade de sanidade, inspeção, fiscalização, educação sanitária, vigilância de animais, vegetais, insumos e subprodutos de origem animal e vegetal. Esse sistema é coordenador pelo MAPA, por meio do Serviço de Inspeção Federal, e tem por finalidade padronizar a inspeção de produtos de origem animal de todo o País.

A adesão dos serviços de inspeção de Estados e municípios e consórcios é voluntária. Podem ingressar no sistema de inspeção aqueles que comprovarem equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

MB Comunicação