II Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância trouxe informações que podem ser utilizadas nos serviços executados pelos Municípios

Foi realizado no dia 08 no Centro de Eventos o II Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância que é um projeto do Hospital da Criança de Chapecó, com apoio do Hospital Regional do Oeste, Unochapecó, Pró-Saúde Unochapecó, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, Hospital Nossa Senhora da Saúde de Coronel Freitas, e Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira.
Foram abordados no evento dados dos últimos 12 meses que apontam situações em que crianças atendidas no Hospital da Criança de Chapecó, vítimas de diversos tipos de acidentes ou violência. Também sobre os cuidados e medidas a serem tomadas para redução de acidentes e violência contra crianças.
Esteve presente neste evento a organização não governamental “Criança Segura Safe Kids Brasil” que atua em território nacional e internacional.
Ainda entre os temas abordados: apresentados dados estatísticos do Hospital da Criança sobre casos de crianças acometidas por situações sob a ótica do tema do evento; Dados Epidemiológicos em Nível Nacional; Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes (causas sociais e culturais dos acidentes, prevenção de acidentes domésticos e de trânsito); Importância da Prevenção de DST/AIDS na abordagem da violência sexual infantil; entre outros assuntos.
O evento encerrou com apresentação de uma peça teatral com o tema: “Violência se combate com direitos”, encenada pelo Grupo Cia da Gaia.
Os municípios da Amosc que estiveram presentes neste Evento avaliaram a iniciativa como positiva e que há possibilidade de implementar diversas ações nos Municípios em especial ao público atendido nos SCFV.