Nutricionistas da região da AMOSC debatem ações de educação nutricional

 

O Colegiado de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) analisou, na última semana, o resultado das avaliações nutricionais do primeiro semestre e debateu estratégias que serão desenvolvidas na microrregião.

As avaliações foram feitas por meio do software da AMOSC Antroweb. Posteriormente, cada nutricionista pode analisar os resultados do seu município e conferir os dados lançados no sistema que foram tabulados no Excel.

Entre as estratégias definidas estão de priorizar o atendimento individual e com as famílias na busca de orientá-los sobre o tratamento da desnutrição, sobrepeso ou obesidade; ficar a disposição dos pais para apresentar as avaliações individualmente no dia da entrega do boletim; apresentar o resultado geral das avaliações do município no dia da assembleia com os pais e mobilizar ação com os diretores das escolas para atingir todas as famílias que necessitem de orientação.

De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, a educação nutricional está sendo implementada nas escolas com a participação dos nutricionistas no plano de ensino, para que possam ser incluídas atividades de nutrição relacionadas às disciplinas. A idéia é de que a alimentação pode ser incluída no processo pedagógico com a participação dos professores e nutricionistas acompanhando e orientando os alunos quanto às quantidades, qualidade, nutrientes, escolhas dos alimentos e mastigação durante as refeições.

MB Comunicação