Formação de professores de inglês incentiva o trabalho interdisciplinar

 

Oferecer aos professores subsídios para desenvolver suas competências linguísticas, teórica e aplicada para a melhoria pedagógica do ensino da língua inglesa nas escolas da rede municipal da microrregião. Com este objetivo a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) encerrou, na última semana, a formação para professores em processos pedagógicos para o ensino da língua inglesa, no auditório da entidade.

Ao todo foram 40 horas de formação para os profissionais da microrregião, que teve início em maio deste ano. O curso foi ministrado pela docente, Eleussis Cesconetto, licenciada em Letras Português/Inglês; Literatura de Língua Inglesa e Portuguesa, especialista em Língua Inglesa e Literatura Inglesa e em Metodologia para o ensino da Língua Inglesa.

A formação enfatizou atitudes e abordagens no ensino da língua inglesa para crianças da educação infantil e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; levantando as necessidades das crianças e a compreensão da abordagem por tarefas e aplicabilidade nos 4º e 5º anos do ensino fundamental.

As atividades propostas envolvem as quatro ações do estudo do inglês: ouvir, falar, ler e escrever. Neste contexto, os profissionais aprenderam sobre o desenvolvimento de temas geradores para explorar possibilidades, a diversificar recursos pedagógicos, a criar uma teia com outras disciplinas e a elaborar ações para o desenvolvimento da competência linguística dos professores.

"O inglês não deve estar desvinculado com as demais disciplinas do currículo escolar do aluno. Pois, deve ser visto como um instrumento para adquirir o conhecimento e não apenas como uma língua", argumentou a docente.

A proposta não é apenas trabalhar as temáticas, mas incentivar a percepção das habilidades com os estudantes. "É fundamental trabalhar o inglês conectado com o currículo escolar, a exemplo das ações de trânsito e dos cuidados com a higiene bucal", exemplificou.

Outro ponto foi a reflexão de qual ganho real daquela determinada atividade. "A intenção não é tratar os conteúdos de maneira fragmentada, muito menos dissociada da proposta da rede pública de ensino. O intuito foi incentivar a preparação de aulas de maneiras diferentes, onde não ocorra apenas a atividade, mas sim o desenvolvimento cognitivo", ressaltou.

Para a docente o grupo de professores cresceu na compreensão do que é dar aula de inglês para crianças e principalmente o papel de formadores/educadores.

A professora de inglês há três anos, Elizandra de Oliveira da rede municipal de Águas Frias, avaliou como positiva e proveitosa a formação, com a apresentação de ideias e a troca de experiências entre os profissionais. "Todas as técnicas apresentadas podem ser aplicadas em sala de aula adaptando a realidade de cada município. O que chamou atenção é a forma de trabalhar, a ludicidade e as brincadeiras com as crianças, pois os profissionais não ficam no comodismo", complementou.

A assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, ressaltou que esta formação é uma continuidade do trabalho iniciado em 2013. "Esta é uma solicitação dos professores de áreas que demandaram uma formação específica com objetivo de aprofundar fundamentos de sua disciplina. Esta integração qualifica os profissionais oportunizando novos saberes, novas formas de integração com os alunos e outras disciplinas", explicou. A iniciativa também contou com apoio do Colegiado de Secretários da Associação.

MB Comunicação