Profissionais debatem educação alimentar e nutricional no contexto escolar

 

Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, nutricionistas, secretários municipais de educação e saúde participaram, na última semana, do I Encontro Regional de Educação Alimentar e Nutricional no Contexto Escolar e do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado no salão de atos da Unochapecó. O evento foi uma promoção da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), com apoio da Unochapecó, da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó e da Gerência Regional de Saúde – SDR de Chapecó.

O objetivo foi debater a educação alimentar e nutricional no contexto escolar e a integração das políticas públicas de saúde e educação no PSE a fim de promover o pleno desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino da microrregião.

A programação contemplou o relato de experiência na área da educação alimentar e nutricional no plano de ensino do município de Águas Frias "Vida saudável é vida feliz", realizado pela nutricionista Édina Zago e secretária de educação Ledriana M. Panis Cassol.

Pela manhã também ocorreu apresentação da docente Carla Rosane Paz Arruda Teo sobre educação alimentar e nutricional abordando conceito, marco legal, documentos de referência; o ambiente alimentar escolar; educação e alimentação – direitos sociais; a transversalidade e a interdisciplinaridade da educação alimentar e nutricional na escola.

No período da tarde, a nutricionista Elizene Lara da Silveira e a técnica em enfermagem Aires Maria Peruzzo abordaram Programa Saúde na Escola (PSE) e os desdobramentos do PSE no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) e e-SUS.

A professora do curso de Nutrição do Mestrado de Ciências da Saúde da Unochapecó, Carla Teo, ressaltou que o principal objetivo foi promover a aproximação dos setores da educação e da saúde para discutir questões da alimentação. "A avaliação é positiva, tivemos um número significativo de profissionais, participação ativa nos pequenos grupos de debates e apontamentos nos desafios da área", argumentou.

Para o coordenador do Colegiado de Educação da AMOSC, Adailto Daga, a iniciativa foi importante para tratar da educação alimentar e nutricional de maneira ampla e não apenas levar informação à população ou ao aluno como forma de conscientização. "Entendemos que os caminhos são as unidades escolares, com apoio dos parceiros, das famílias e do poder público. É fundamental aprofundar o tema e apontar possíveis estratégias para buscar o objetivo da alimentação saudável como forma de promoção de saúde", comentou.

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Nutricionistas da AMOSC, Aline Techio Borsoi, o evento representa avanços e conquistas. "Queríamos discutir esse tema há um bom tempo, pois almejávamos mudança nesse setor. Sabemos que estimulamos a reflexão sobre o assunto que não pode ser pensado como algo isolado", justificou.

"Esse foi o I Encontro Regional de Educação Alimentar e Nutricional. A AMOSC pretende dar continuidade nesse trabalho que deve ser permanente para que tenhamos resultados no futuro", destacou a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro. De acordo com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, as avaliações dos participantes foram positivas. "Percebemos motivação no grupo para que outras discussões aconteçam", complementou.

MB Comunicação