Prefeitos da AMOSC conhecem experiências de associativismo e o parafuso de Arquimedes

 

Após passar por Portugal e Espanha, a missão dos prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) cumpriu roteiro, nessa semana, pela Itália e Alemanha.

Na Itália, o grupo conheceu a região da Emilia-Romana, uma terra privilegiada, rica em hortas e pastos que há muito tempo oferece, aos próprios habitantes e ao mundo, produtos reconhecidos como genuínos. Exemplos são o presunto de Parma, o copa, o queijo parmesão, a mortadela fresca e o vinagre balsâmico, considerado o mais nobre do mundo. Desta maneira, boa parte do sustento dos moradores da região tem origem na produção de alimentos.

De acordo com o prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, as lideranças visitaram a marca mais famosa de "aceto balsâmico", que vem substituindo o vinagre, da família Malpighi. "Fomos recebidos pelo proprietário, aprendemos sobre todo o processo do produto que está conquistando gerações, principalmente pelos benefícios relacionados à saúde", complementou.

Na região, entre os fatores que contribuíram pra o sucesso dos produtos estão a formação, a partir de 1970, de cooperativas e associações por pequenos produtores. Isso resultou em um novo modelo de agroturismo, envolvendo turismo e educação, uma vez que 70% da população deste local é rural, sendo modelo de associativismo e gestão de pequenas propriedades.  

Em Nuremberg (Alemanha), o grupo conheceu o "parafuso de Arquimedes", uma tecnologia utilizada para gerar energia sem agredir o meio ambiente, instalada em riachos e usada por agricultores na compensação de energia gasta em pequenas propriedades.

Atualmente, são aproximadamente 400 turbinas instaladas na Europa nesses 15 anos de existência do equipamento. No Brasil, a primeira deverá ser instalada no Rio de Janeiro. A invenção é capaz de bombear água, lama, esgoto e até partículas sólidas como grãos e sua capacidade de produção pode chegar a um mega watts/hora.    

A missão à Europa encerra nesta sexta-feira (30). O objetivo dos prefeitos foi conhecer iniciativas voltadas à sustentabilidade, energias renováveis, resíduos sólidos, associativismo de pequenas propriedades e mobilidade/modernidade urbana.

MB Comunicação