Colegiado debate alinhamento da gestão cultural nos municípios da microrregião da AMOSC

 

O alinhamento da gestão cultural nos municípios da microrregião foi discutido durante reunião do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, no auditório da Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, no final do mês de abril.

A ênfase no alinhamento prosseguirá nos próximos encontros dos profissionais. A intenção é aprofundar a temática da política de cultura nos municípios a partir do novo contexto da legislação nacional dos últimos anos que instituiu o Plano Nacional de Cultura (PNC) e cria o Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais (SNIIC), por meio da Lei 12.343/2010 e Emenda Constitucional nº 71 de 29 de novembro de 2012 que acrescenta no artigo 216 da Constituição Federal e institui o Sistema Nacional de Cultura.

De acordo com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, as próximas reuniões estão programadas para: julho em Chapecó, na qual tratará sobre os Conselhos Municipais de Políticas Culturais e Fundo Municipal de Cultura; no mês de agosto, em Formosa do Sul, sobre Planos Municipais de Cultura e, em outubro, no município de Quilombo, sobre Sistemas Municipais de Cultura. "O objetivo desses encontros é auxiliar os municípios na configuração da gestão da cultura".

Na reunião, a diretora de cultura de Pinhalzinho e coordenadora de Colegiado, Loreni Eichwold, relatou a experiência da cultura do município, que realiza as oficinas de danças (ballet, contemporânea, jazz, de rua, livre), teatro, música (violão, teclado, violino, bateria, acordeom e canto coral), desenho e patinação. Além disso, o município conta com museu, Cine Araucária Itinerante e o Cine Mais Cultura.

Loreni fez convite para os profissionais participarem da capacitação em "Projetos Culturais", com Qiah Salla, que será realizada nesta sexta-feira (9) em Chapecó. A oficina é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Também foi abordado o encontro em Chapecó com a consultora da Unesco/Minc, Rea Silvia, que tratou sobre a plataforma do Sistema Nacional de Cultura. Os profissionais também fizeram avaliação do Fórum de Cultura, realizado em São Francisco do Sul, nos dias 24 e 25 de março, e relataram a dificuldade dos municípios na contratação de profissionais habilitados para áreas da cultura como teatro, dança e música.

MB Comunicação