Capacitações integram profissionais da assistência social em Chapecó

 

A política de assistência social foi debatida durante reunião do Colegiado de Gestores e Técnicos Municipais de Assistência Social da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na última semana, em Chapecó.

Para os próximos meses, estão programadas atividades de capacitações sobre os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos que será realizada em duas etapas. A iniciativa é destinada aos profissionais que acompanham as atividades do serviço de convivência. A primeira etapa ocorre nos dias 5 e 6 de maio, no auditório da AMOSC, a partir das 8h30 e a etapa final nos dias 29 e 30.

A assistente social da AMOSC, Erli Abreu, destacou a realização do 1º Encontro Estadual do COEGEMAS que acontecerá no dia 14 de maio e a realização do V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, nos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. As inscrições para o seminário estão abertas e a programação está disponível nos sites da AMOSC e da FECAM.

Erli ressaltou que, para a região da AMOSC, a realização do encontro e do seminário do município de Chapecó é uma grande satisfação, pois reunirá profissionais que atuam na política de assistência social de todo Estado. "Na edição do ano passado, o evento reuniu, em Florianópolis, aproximadamente 700 participantes. Para este ano, a expectativa é de ampliar esse número por ser realizado no oeste", complementou.

Os profissionais também receberam informações sobre o cofinanciamento do Estado para benefícios eventuais, proteção social básica e especial – média e alta complexidade – resoluções CIB/SC. O prazo para o envio das documentações à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) é 8 de maio, para benefícios eventuais, e 16 de maio para proteção social básica e especial de média e alta complexidade. Informações no link http://www.sst.sc.gov.br/?id=488

Ainda entre os assuntos em destaque, esteve o Seminário Regional sobre Infrequência Escolar realizado no mês de abril, em Chapecó. O evento contou com a participação de educadores, gestores e trabalhadores de políticas públicas, Ministério Público, judiciário, conselheiros de direitos e tutelares, universidades e estudantes dos municípios de abrangência da microrregião.

O objetivo do seminário foi promover a reflexão de todos os setores envolvidos no processo, afim de que se tome ciência do compromisso com a proteção do direito à educação, desde a matrícula, permanência e qualidade do ensino.

MB Comunicação