Colegiado de Contadores e Controladores planeja ações para 2014

O Colegiado de Contadores e Controladores Internos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) se reuniu, na última semana, em Chapecó, para o planejamento das ações de 2014.

Entre os assuntos abordados na reunião estiveram vedações em ano eleitoral, informações do Colegiado Estadual, evidenciação contábil dos ativos das Câmaras Municipais e dos Fundos Especiais e ofício circular TC/DMU 3.546/2014. Além disso, os profissionais da microrregião abordaram sobre o E-sfinge (Sistema de Fiscalização Integrado de Gestão), a entrega e utilização dos veículos do CIDEMA/PROSUASA, a realização do 10º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais no mês de maio em Chapecó e o calendário de eventos para 2014.

Também ocorreu a eleição da coordenação do colegiado, que foi reconduzida para mais um ano, sendo composta pelo coordenador Roberto Zolet (contador da prefeitura de Chapecó), vice-coordenador Delton Balbinot (contador da prefeitura de Planalto Alegre), secretário Cledson da Costa (controlador interno prefeitura de Nova Itaberaba) e 1ª secretária Elisandra Albani (controladora interna prefeitura de Sul Brasil).

Outro assunto de destaque, de acordo com a assessora contábil e controle interno da AMOSC, Sônia Damião Bresolin, foi o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI). Conforme estabelecido pela portaria da STN nº 86/2014 os municípios brasileiros devem entregar à Secretaria do Tesouro Nacional as contas anuais até o dia 30 de abril de 2014.

"Para os municípios que ainda não implantaram o novo plano de contas, o SICONFI será usado apenas para apresentação do Quadro de Dados Contábeis Consolidados (QDCC), enquanto os Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal continuarão sendo entregues pelo Sistema de Coleta de Dados Contábeis dos Entes da Federação (SISTN). As administrações municipais devem ficar atentas para não perder o prazo de envio", alertou Sônia.

MB Comunicação