Colegiados da AMOSC expandem ações de educação alimentar e nutricional

 

Propostas para as avaliações nutricionais e educação alimentar e nutricional foram discutidas entre as diretorias dos Colegiados de Secretários de Educação e Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na última semana, em Chapecó.

As análises consideraram os resultados das avaliações nutricionais e o planejamento da educação alimentar e nutricional. De acordo com a coordenadora do Colegiado de Nutricionistas, Aline Tecchio Borsoi, foram discutidas várias propostas e ações voltadas à educação nutricional para serem realizadas nas escolas.

Entre as atividades sugeridas estão: aproveitamento dos dados coletados nas avaliações nutricionais, parceria com a saúde e Programa Saúde nas Escolas (PSE), inclusão do dia 16 de outubro "Dia Mundial da Alimentação" no calendário escolar, atividades e cardápio na semana da criança e oficina de educação nutricional com nutricionistas, diretores das escolas e coordenadores pedagógicos em parceria com a Unochapecó, por meio do Pró-Saúde.

CAPACITAÇÕES

Para as nutricionistas será realizada a capacitação sobre "Gastronomia funcional para profissionais da saúde", com a nutricionista Cristhiane Tozzo, no dia 6 de novembro.

As nutricionistas e os compradores das prefeituras também participarão de curso sobre "Licitação e chamada pública da alimentação escolar", no dia 13 de maio, no auditório da AMOSC.

As merendeiras e serventes participarão de qualificação motivacional sobre "Profissional de qualidade", com Claudinei Luiz, no dia 24 de julho, no CTG do Parque da EFACIP, no município de Pinhalzinho. Também estão previstas capacitações de boas práticas de fabricação com datas a serem agendadas até o mês de julho.

Além disso, está programada oficina interativa de teatro, com Daiane Frigo, para professores de artes e nutricionistas das prefeituras, nos dias 22 e 23 de julho.

SISAN

De acordo com a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, os municípios da microrregião receberam um ofício do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) convidando-os a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), porém o Colegiado achou importante uma reunião com o MDS para esclarecer como funciona o programa. O Ministério se disponibilizou capacitar os profissionais envolvidos com o sistema nos municípios da microrregião.

Cristina explicou que o SISAM tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre Governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no País.

GUIA ALIMENTAR

As nutricionistas da microrregião foram informadas que está aberta a consulta pública para o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. Neste sentido, o Colegiado encaminhará sugestões ao Ministério da Saúde, através do portal de consulta pública do Sistema Único de Saúde (SUS) que está aberto para sugestões até o dia 7 de maio. O Guia Alimentar é um instrumento que apresenta um conjunto de informações, análises, recomendações e orientações sobre escolhas, preparo e consumo de alimentos que objetiva promover a saúde da população em geral, complementa a nutricionista Aline Tecchio Borsoi.

Ainda entre os assuntos abordados na reunião, estiveram a receita do brigadeiro de cenoura e o brigadeiro de feijão que o município de Águas Frias fez para servir às crianças em comemoração à Páscoa. Além disso, sugestão de leitura Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, que está disponível no site da entidade e o software de estoque, cardápio e ficha técnica.

MB Comunicação