Criação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais nos municípios é meta na microrregião

 

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promoveu reunião, na última semana, para planejar as ações deste ano e eleger a nova diretoria.

Entre as prioridades do Colegiado estão a criação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais nos municípios da microrregião, criar um sistema gerenciador de bibliotecas, capacitação na área de gestão das políticas culturais e elaboração de projetos de captação de recursos na área cultural. Além disso, está prevista apresentação da política municipal de cultura em assembleia geral ordinária dos prefeitos da microrregião e participação no IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, nos dias 24 e 25 de março.

Integram a coordenação do Colegiado a coordenadora Loreni Eichwald (Pinhalzinho), vice-coordenadora Ines Marlene Basso (Caxambu do Sul), secretário geral Diego Kirch (Sul Brasil) e primeira secretária Luciane Rodrigues (Quilombo).

 As próximas reuniões do Colegiado estão programas para o mês de abril em Pinhalzinho, no mês de junho em Chapecó, em agosto em Formosa do Sul, em outubro em Quilombo e dezembro em Serra Alta.

De acordo com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, o Colegiado é um órgão de decisões, com finalidade de analisar, orientar, fomentar, promover, articular e planejar ações relacionadas aos setores de cultura dos municípios integrantes da AMOSC, constituindo-se em instância de integração dos dirigentes municipais de cultura.

REUNIÃO

No primeiro encontro dos profissionais, neste ano, a secretária de cultura de Chapecó e presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina, Roselaine Vinhas, informou sobre a última reunião estadual no conselho em Florianópolis. Destacou a conquista do CONGESC de uma vaga no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina e o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que acontecerá em março no município de São Francisco do Sul.

A diretora de cultura de Nova Erechim, Elsa de Paula dos Santos, explicou sobre sua participação na oficina de elaboração dos planos municipais de cultura que ocorreu em dezembro do ano passado, em Florianópolis, com a coordenação da UFSC. Elsa destacou a necessidade da estruturação da política cultural nos municípios como um instrumento de valorização e incentivo das raízes locais e regionais.

MB Comunicação