Pedagogia debate desafios e perspectivas da profissão

Em busca de debater sobre a importância da profissão, seus desafios e perspectivas na atualidade, o curso de Pedagogia da Unochapecó realizou na noite da última sexta-feira, 28 de fevereiro, a aula inaugural do curso. Com a palestra “A importância da profissão do pedagogo nos dias atuais: desafios e possibilidades”, calouros, estudantes, professores e egressos reuniram-se no salão de atos da instituição para uma conversa a cerca do futuro da Pedagogia.

A psicopedagoga da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Locenir Tereza de Moura, egressa do curso de Pedagogia, explanou sobre os desafios da profissão aliada as novas tecnologias. Locenir explicou que é preciso utilizar as novas tecnologias a favor do desenvolvimento e da atualização da educação. Segundo ela, nos dias de hoje existem diferentes espaços de atuação disponíveis aos profissionais. “A pedagogia têm um leque de possibilidades, o pedagogo não atua apenas na sala de aula, pode trabalhar em empresas e outras instituições abrindo o campo de trabalho e oferecendo novas oportunidades aos profissionais”, destaca.

Segundo o professor do curso, Ireno Antonio Berticelli, um dos grandes desafios da profissão é a sobrevivência da pedagogia em meio a uma série de revezes que as licenciaturas vem sofrendo nos últimos anos, principalmente com a desvalorização das mesmas. “Mesmo em meio a todo esse cenário o curso de Pedagogia da Unochapecó está em uma fase crescente de fortalecimento, implementando caminhos para a inovação e atualização, com professores e alunos engajados nessa qualificação”, expõe o professor.

A estudante de 17 anos, Vanderléia Senczkowski, é caloura do curso e trouxe as irmãs e o cunhado para participar da aula inaugural como forma de incentivo para que eles também iniciem no ensino superior. Conforme a estudante, que se diz motivada e ansiosa com a primeira graduação, o início das aulas está lhe proporcionando experiências novas e importantes para seu futuro profissional.