Dois municípios da AMOSC recebem Prêmio de Sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável dos municípios, aliado a qualidade de vida da população, tem sido parâmetro das ações elaboradas pelas administrações públicas municipais. O resultado das iniciativas é o atendimento das demandas atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações e a preservação do meio ambiente.

Na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), dois municípios tiveram suas ações em destaque no Estado: Sul Brasil com a melhor evolução e Pinhalzinho como melhor classificado na microrregião. O reconhecimento ocorreu, neste mês de fevereiro, durante o XII Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis, quando foram entregues os troféus aos ganhadores do "Prêmio Município Sustentável 2014".

De acordo com o presidente da AMOSC e prefeito de Coronel Freitas, Mauri José Zucco, essa foi a primeira edição do prêmio, criado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina. Entre os critérios utilizados esteve o Sistema do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS) da FECAM, que tem por objetivo valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema. A iniciativa visou ainda estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja avanço no desenvolvimento sustentável municipal.

O prêmio é dividido em quatro categorias nas quais são considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas políticas públicas (dimensões sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas). No total foram entregues 42 trofeus.

O município de Sul Brasil ficou na terceira colocação na categoria "Evolução do Índice Geral", com 18,50%. Para o prefeito de Sul Brasil, Éder Ivan Marmitt, o prêmio valoriza o município, destaca as ações desenvolvidas e faz com que a gestão municipal ganhe credibilidade. "Isso incentivará os jovens a permanecerem no município, porque os agricultores começaram a investir na sucessão familiar e os resultados já podem ser observados atualmente", ressaltou.

Marmitt destacou que os fatores que contribuíram na conquista do prêmio foram o crescimento na avicultura, investimento no setor habitacional, atendimento na saúde e o desenvolvimento econômico. "Observamos que Sul Brasil cresceu muito nos setores de bovinocultura de leite e corte, suinocultura e avicultura, que em oito meses dobrou a produção em função dos investimentos das cooperativas e do poder público", complementou. Para o prefeito de Sul Brasil receber a premiação é uma honra e ao mesmo tempo representa maior responsabilidade.

Na categoria regional, o município de Pinhalzinho conquistou o primeiro lugar na microrregião da AMOSC. Entre as ações desenvolvidas no município a "Trilha do Saber", abordou o tema arborização, feito plantio de flores, incentivado a preservação e a responsabilidade no desenvolvimento. Para o prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, a premiação representa o início de um trabalho positivo que motiva trazer mais ações para a área da sustentabilidade. "Essas iniciativas foram desenvolvidas em conjunto com o Governo, os servidores e respaldo da comunidade. Sabemos que Pinhalzinho é um polo e por isso será referência para os municípios próximos, o que amplia o comprometimento", observou.

MB Comunicação