Colegiado de Saúde reelege diretoria

O Colegiado de Secretários Municipais da Saúde da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) reelegeu e empossou, na última semana, a nova diretoria, durante reunião no auditório da entidade em Chapecó. Integram a diretoria do Colegiado o coordenador Evandro Cesco (São Carlos), o vice-coordenador Derlei Pelinson (Quilombo), primeira-secretária Lucila Favaretto (Coronel Freitas) e segundo-secretário Rudimar Breda (Nova Itaberaba).

O desafio da nova diretoria do Colegiado é avançar na construção de uma rede de serviços próprios de média complexidade, com a implantação da Policlínica de Referência Regional Extremo Oeste, em Chapecó, na qual a necessidade está expressa na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Saúde 8080/90 e na Lei 8.142/90 do controle social. A medida beneficiará mais de 527 mil habitantes de 51 municípios. A iniciativa é uma ação conjunta do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC), da Gerência Regional de Saúde e do Governo do Estado.

O objetivo é garantir consultas de especialidades médicas não disponíveis nos municípios da região; reduzir custos com transporte e estadia dos pacientes; ampliar o acesso aos serviços ambulatoriais de média complexidade; diagnosticar precocemente as patologias graves e garantir referência e contra-referência com a rede básica.

As especialidades são cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular e urologia. Também serão disponibilizados os exames de tomografia, eletroencefalografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, esteira, audiometria, ultrassonografia, ecodopler (membros) e urodinâmica.

REUNIÃO

Os profissionais também debateram sobre os valores dos procedimentos, as tabelas dos preços, os novos especialistas que estão atendendo pelo CIS/AMOSC, as cirurgias de otorrinolaringologista, a manutenção dos pacientes com aparelhos auditivos e a mudança no lançamento dos exames de mamografias.

MB Comunicação