AMOSC promove formação para professores de língua inglesa

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promoveu, nesta semana, Formação para Professores de Língua Inglesa, no auditório da entidade, em Chapecó. O curso foi ministrado pela docente, Eleussis Cesconetto, licenciada em Letras Português/Inglês, Literaturas de Língua Inglesa e Portuguesa, especialista em Língua e Literatura Inglesa e em Metodologia para o Ensino da Língua Inglesa.

O objetivo foi oferecer aos professores subsídios para desenvolver suas competências linguística, teórica e aplicada para a melhoria pedagógica do ensino de língua inglesa nas escolas da rede municipal da microrregião.

De acordo com Eleussis, os profissionais participantes desenvolveram atividades comunicativas e utilizaram filmes e músicas, que também poderão ser aplicados em sala de aula. "A proposta não é apenas trabalhar os assuntos, mas incentivar a percepção das habilidades com os estudantes. Outro ponto é a reflexão de qual ganho real daquela determinada atividade", observou.

A professora de inglês explicou que a intenção não é tratar os conteúdos de maneira fragmentada, muito menos dissociada da proposta da rede pública de ensino. "O intuito foi incentivar a construção de aulas de maneiras diferentes, onde não ocorra apenas a atividade, mas sim o desenvolvimento cognitivo", ressaltou.

Eleussis parabenizou a AMOSC por disponibilizar a prática de pensar a atividade de inglês em sala de aula. Os participantes avaliaram que a didática da formação foi ótima, muito bem aproveitável na prática, pois tiveram oportunidades de aprender novas metodologias e trocar novas ideias.

Segundo a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, a formação foi organizada de acordo com planejamento do Colegiado de Secretários Municipais de Educação, que apontaram a relevância do curso aos profissionais da área, tendo em vista que na maioria dos municípios, que tem no currículo a língua inglesa, possui somente um professor da área. "Esses momentos proporcionam formação, interação e troca de experiências com outros profissionais", observou.

MB Comunicação