Seminário de Educação e Saúde contribui na formação dos professores

 

Professores das escolas municipais da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarinense e acadêmicos da Unochapecó participam, desde 30 de agosto até 27 de novembro, do Seminário Educação, Currículo e Saúde, na universidade, em Chapecó. O evento é promovido pelo Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), em parceira com a AMOSC, por intermédio do Colegiado de Secretários Municipais de Educação. Os cursos executores são Educação Física e Biologia.

O objetivo é promover espaços para discutir o currículo da educação física e ciências biológicas e sua interlocução com o tema saúde, o que possibilita processos de interação e aprendizagem que mobilizem a implementação de práticas pedagógicas interdisciplinares. "As oficinas temáticas propostas partem da intenção da problematizar o currículo escolar no âmbito da educação física e das ciências biológicas, bem como o tema saúde", explica a coordenadora da atividade, Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues.

A iniciativa começou no dia 30 de agosto e prossegue até o dia 27 de novembro, com diversas palestras e oficinas. Na abertura, foi realizada mesa temática sobre o currículo escolar e suas implicações com a formação na educação básica. Também ocorreram duas palestras sobre o "Currículo da educação física e suas implicações com a formação na educação básica" e "Currículo das ciências biológicas e suas implicações na educação básica".

Para a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, o seminário é uma atividade que contribui com a formação continuada dos professores que atuam nas disciplinas de educação física e ciências biológicas. "A demanda por capacitações foi apontada pelos professores que atuam nos municípios da microrregião. Além disso, por incentivar a prática interdisciplinar as nutricionistas também participarão de algumas oficinas no decorrer da programação", complementou.

PRÓXIMAS ATIVIDADES

Nesta quarta-feira (18) serão ministradas as palestras "O currículo da Educação Física no ensino fundamental" com Ricardo Rezer e Marizete Lemes Matiello; "O currículo da Educação Física na educação infantil" com Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues e as oficinas "Saúde como tema gerador" com Maria Assunta Busato" e "Consumo consciente" com Gabriela Beltrame.

No dia 29 de outubro ocorrem a oficina "Trilhas como possibilidade para promoção da saúde" com Eliara Müller e Geovana Stuani e a palestra "Saúde como tema gerador" com Altamir Trevisan Dutra. Também estão previstas as oficinas "Alimentação saudável" com Roberta Tsglietti e Nadia Szinwelski, "Atividades rítmicas e expressivas no currículo escolar" com Neusa Dendena Kleinubing, "Currículo, inclusão e diversidade" com Deizi da Rocha e Jaqueline Loss e "Educação nutricional" com Roberta Tsglietti e Nadia Szinwelski.

No dia 27 de novembro, está prevista mesa temática sobre "O programa saúde na escola e suas implicações com currículo escolar" com Gessiani Fatima Larentins e Cristina de Castro e oficina "Planejando ações interdisciplinares: possibilidades para a educação básica" com Eliana Müller, Gevana Stuani, Lilian Rodrigues e Marizete Matiello.

MB Comunicação